Corufal ganha sala para ensaios no Espaço cultural

- Atualizado em

Renata Menezes – estudante de Jornalismo

O Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) ganhará um espaço para preparação e ensaios. A inauguração da Sala Maestro Benedito Fonseca será nesta sexta-feira, 5, às 15h, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. A solenidade faz parte da programação das comemoração dos 40 anos do grupo.

Até então, os cantores não tinham um espaço próprio para realizar seus ensaios. Este ano, a antiga sede da Comissão Permanente de Vestibular foi reformada para se adaptar às necessidades do coro, como a divisão em três ambientes, reservados para ensaios gerais, ensaios de naipes e para a secretaria administrativa.

Durante a inauguração, estará presente o músico Benedito Fonseca, homenageado pelo Corufal por ser o grande responsável pela fundação do coral. Benedito já era regente do coro antes mesmo da oficialização, que aconteceu em 1973, graças a sua determinação. Além de uma placa em sua homenagem, será instalado um mural com a cronologia dos demais regentes ligados ao grupo.

40 anos de Corufal

Criado em 25 de janeiro de 1973, o Corufal era formado, inicialmente, por pessoas ligadas à área das Artes da universidade e, com o passar do tempo, foi envolvendo outros cursos e atraindo também adeptos fora da academia. O músico Benedito Fonseca, idealizador do coro e seu primeiro regente, sempre defendeu, de forma obstinada, a relevância do grupo para a formação intelectual em todas as suas ramificações. E essa ideia permaneceu viva pelos regentes que o sucederam: Maria Augusta, Osvaldo Lupi e, atualmente, Gustavo Campos.

Em 2013, para comemorar os 40 anos de sua fundação, está programada a realização de um concerto erudito em setembro, dentro da programação do Quinta Sinfônica, no Teatro Deodoro. Segundo Gustavo Lima, maestro desde 1998, a realização da apresentação tem como principal objetivo a disseminação dessa música em Maceió. “Temos em mente utilizar na apresentação alguma composição de autores clássicos como Mozart e Beethoven, até porque a música erudita não é muito abordada aqui (em Alagoas) e vemos o concerto como uma forma de levá-la ao público, a fim de criar um vínculo erudito com a comunidade em geral”, explicou.

Inauguração da Sala Maestro Benedito Fonseca
Quando: 5 de julho
Onde: Espaço Cultural Universitário, na Praça Sinimbú.