Abertura do congresso de computação destaca “Cidades Inteligentes”

Na solenidade, pesquisadores que se destacam no Brasil receberam premiação

24/07/2013 15h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Solenidade de abertura do congresso

Manuella Soares - jornalista

Após uma terça-feira cheia de atividades, a abertura oficial do 33º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação aconteceu às 20 horas, no Centro de Convenções de Maceió. Participaram da solenidade estudantes, professores, profissionais da área e pesquisadores de várias regiões do Brasil, além de convidados internacionais.

A coordenadora do evento, Eliana Silva de Almeida, deu as boas-vindas aos congressistas e agradeceu o apoio da Universidade Federal de Alagoas – anfitriã do congresso – e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A professora aproveitou para contextualizar o tema central do 33º CSBC: “Cidades Inteligentes: Desafios para a Computação”, que pretende discutir ideias de soluções para problemas urbanos, utilizando as tecnologias disponíveis.

“Recentemente, podemos dizer que o Brasil acordou; vimos muitas manifestações que pedem transformações, por isso, é fundamental discutir a ideia de cidades digitais. É necessário compreender uma sociedade forte e, principalmente, o importante trabalho que a Sociedade Brasileira de Computação vem desenvolvendo”, ressaltou Eliana.

O presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Paulo Cunha, também enalteceu a organização do evento e o momento oportuno dos debates com tecnologia. “O 33º CSBC vai tratar de problemas de mobilidade, saúde, segurança, entre outros assuntos que ficaram em evidência nos últimos acontecimentos do Brasil”, disse.

Depois de dois anos na presidência da SBC, Paulo Cunha oficializou, na abertura do congresso, a recondução ao cargo. Ele fará mais dois anos de gestão e se diz entusiasmado. “Iniciar é instigante, mas dar continuidade é ainda mais desafiador por querer melhorar todo um trabalho que já foi feito”, comentou.

O reitor da Ufal, Eurico Lôbo, encerrou a mesa de abertura com agradecimentos e elogios à equipe que conseguiu transformar o congresso num grande evento. “Sinto-me honrado por ser anfitrião de um evento desta categoria e, mais ainda, por dividir a mesa com pessoas amigas que são profissionais de referência em tecnologia”, destacou, relembrando também o mérito da Ufal com sua expansão que possibilitou levar o curso de Computação para o interior do Estado.

Prêmios

A primeira noite do 33º CSBC foi de premiações. Três pesquisadores receberam os prêmios Cristina Tavares, Mérito Científico e Newton Faller em reconhecimento pela atuação. A SBC entregou ao professor Nelson Simões o prêmio Cristina Tavares pela contribuição na área de Computação à frente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O prêmio Mérito Científico ficou nas mãos do professor Roberto Ierusalimschy, em reconhecimento à notável qualidade de sua produção científica, com destaque no desenvolvimento e manutenção da linguagem de programação LUA, software brasileiro mais famoso no mundo atualmente, usado para jogos.

Já o pesquisador Ricardo de Oliveira Anido recebeu o prêmio Newton Faller, pela brilhante colaboração e dedicação à importantes atividades da Comunidade Nacional de Computação, em especial à Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e Maratona de Programação. Por fim, houve a entrega surpresa do prêmio Destaque para o professor Altigran Soares da Silva, membro do comitê gestor do congresso e diretor de Eventos e Comissões Especiais da SBC.