6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas inicia agendamento de escolas

Alunos da rede pública e privada podem visitar toda a programação do evento

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas promete atrações de encantar os olhos de crianças e adolescentes, que já têm espaço garantido no evento. O agendamento para visitação de escolas já começou e pode ser o primeiro passo de um momento marcante na vida dos pequenos leitores. Pela Bienal, devem circular cerca de 200 mil pessoas, entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Percorrer os corredores do maior encontro literário do Estado é desfrutar de importantes lançamentos editoriais, bate-papos com escritores renomados, sessões de autógrafos, espetáculos teatrais e programação cultural rica para todas as idades. De acordo com a organização do evento, a expectativa é de que, por turno, cerca de três mil alunos de escolas públicas e privadas passem pela Bienal deste ano.

A partir de agosto, equipe especializada em agendamento escolar fará contato presencial com diretores das instituições pedagógicas de Maceió e de cidades vizinhas. Ainda assim, as reservas por telefone já começaram. Representantes de escolas privadas devem ligar para 8705-9124/ 9913-9032 / 3336-8277 (Lydia Lyra) e de escolas públicas, para 8879-0851 / 9913-8120 (Edelvita Lessa).

Em São Miguel dos Campos, a Escola Conceição Lyra foi uma das primeiras escolas a confirmar presença no evento. Na Bienal, a instituição apresentará o espetáculo “Gonzagão – O Rei do Baião”, no Teatro Gustavo Leite, no qual estarão envolvidos cerca de 30 alunos. Betânia Toledo, diretora da escola, destacou a importância do projeto. “Participar da Bienal é um motivo de muito orgulho para todos nós. É muito gratificante ver nossos alunos inseridos num evento desse porte”, salientou.

A escritora Paula Pimenta está entre as atrações que prometem satisfazer o público infantil. Pimenta é autora das séries “Fazendo Meu Filme” e “Minha Vida Fora de Série”, além do livro “Apaixonada por Palavras”.

Para abrilhantar a programação, a peça “O Patinho Feio”, produzida pela Associação Teatral das Alagoas (ATA), retorna à Bienal após apresentação na última edição do evento, em 2011. “É uma oportunidade bastante diferenciada das outras que os espetáculos teatrais têm. Há produção, apoio e preocupação diferenciados no sentido de levar algo a mais para um público necessitado de atrações e de contato com a arte”, destacou o presidente da ATA, Ronaldo Andrade.

Outras atrações estão previstas para a criançada. Entre elas, lançamentos de livros infantis, atividades promovidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), oficinas de estímulo à leitura e de conservação de livros, e ações de musicalização infantil promovidas pelo Grupo Bambolear.

Confira aqui mais informações sobre a Bienal.