Ufal e Secretaria de Ciência e Tecnologia apresentam projeto de formação continuada para professores da educação básica

Programa concorre a recursos da Capes para ser implantado em Alagoas e capacitar cerca de 100 professores anualmente

05/06/2013 14h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Secretário Eduardo setton, Janesmar e Luis Paulo Mercado em reunião com equipe da Capes

Secretário Eduardo setton, Janesmar e Luis Paulo Mercado em reunião com equipe da Capes

Ascom Cied

O coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Luís Paulo Mercado, o secretario de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas, Eduardo Setton, e a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti, participaram de reunião na Diretoria de Educação Básica da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), em Brasília, no último dia 29. Em pauta, o planejamento e o lançamento do Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa-Ação para Melhoria da Qualidade da Educação Básica Articulada com os Arranjos Produtivos de Alagoas, voltado à educação básica e tecnológica no Estado, envolvendo pesquisadores, alunos dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior, professores e alunos das escolas públicas.

O Programa foi aprovado pela Capes e constituirá um projeto piloto com a intenção é qualificar professores, aproximar as escolas da rede pública das instituições de pesquisa, desenvolver pesquisas na realidade local das comunidades, e integrá-las ao setor produtivo, especialmente por meio de transferência de tecnologia e atuação conjunta com os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Para o coordenador-geral da Cied, Luís Paulo Mercado, o programa promoverá a integração entre Instituições de Ensino Superior (IES) e a educação básica por meio de ações de iniciação à docência e realização de processos de pesquisa-ação nas escolas públicas e seu entorno. “O edital a ser lançado pela Fapeal permitirá trocas entre pesquisadores e alunos das licenciaturas com os professores e alunos da educação básica, além de proporcionar aos sujeitos da pesquisa oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem”, destacou.

A diretora-presidente da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, avaliou como excelentes as expectativas de recebimento de recursos para o Estado e disse que a meta é capacitar anualmente 100 professores da educação básica nos métodos e técnicas de elaboração de projetos de pesquisa-ação articulados com os APL. “Além disso, o programa financiará neste piloto 10 projetos de pesquisa-ação, envolvendo orientadores e alunos licenciandos das IES, professores pesquisadores e estudantes das escolas públicas”, destacou.

Segundo Janesmar, também serão realizadas oficinas de formação de orientadores das IES e professores pesquisadores das escolas públicas, que serão realizadas nos polos da Universidade Aberta do Brasil em Alagoas, coordenados pela Universidade Federal de Alagoas, por meio da Cied.

Mais sobre o programa

O Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa-Ação para Melhoria da Qualidade da Educação Básica Articulada com os Arranjos Produtivos no Estado de Alagoas visa ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica e engloba projetos de pesquisa-ação instituídos em diferentes escolas, implementados e monitorados por equipes de pesquisadores interdisciplinares.

O foco do programa está na interdisciplinaridade e na mudança no currículo escolar e conhecimento acadêmico sobre temas contemplados nos APL. O programa traz contribuições na elevação dos índices educacionais, por meio de ações integradas de pesquisa e extensão entre IES e APL, atuando prioritariamente nas áreas de Química, Física, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa.

O Programa é uma ação da Fapeal em conjunto com a Capes, envolvendo a Ufal e as secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Ciência e Tecnologia e da Inovação, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, as instituições de ensino superior de Alagoas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.