Seminário socializa experiências do programa Um Computador por Alunos

Escolas participantes de Alagoas irão mostrar os resultados práticos da aplicação do UCA

- Atualizado em

Laura Pedrosa - estudante de Jornalismo

As experiências das escolas de Alagoas que participam do programa Um Computador por Aluno (UCA) serão socializadas num seminário que acontece nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de junho, das 8h às 16h, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões.

Além da troca das experiências desenvolvidas em cada escola, o seminário irá apresentar o Plano de Gestão das Tecnologias nas Escolas e discutir a reordenação dos projetos em desenvolvimento.

A professora Elisabeth Almeida, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), já confirmou presença. Ela coordenou, a nível nacional, a etapa de formação dos professores e gestores das escolas participantes do UCA.

Em Alagoas, o programa é coordenado pelo professor Fernando Pimentel, coordenador-adjunto da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied/Ufal).

A realização do seminário é da Ufal, em parceria com a PUC/SP, Secretaria Estadual de Educação (SEE) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O UCA é um programa educacional utilizando tecnologia e inclusão digital.  Em Alagoas, nove escolas (quatro estaduais e cinco municipais) de oito municípios participam do programa: Arapiraca, Coruripe, Joaquim Gomes, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Traipu.

9 h – Abertura – Mesa com apresentações

Prof. Luis Paulo Mercado (CIED/UFAL)

Prof. Renan Gomes (CEDU/UFAL)

Prof. Fernando Pimentel (CIED/UFAL)

Palestra: UCA como política de formação – Profa. Maria Elizabeth de Almeida (PUC/SP)

10 às 11h – Mesa 1 – Experiências de Formação nas Escolas

Escola Estadual Indígena José Máximo de Oliveira – A experiência do UCA na Escola José Máximo – Mayara Teles

Escola Agapito Rodrigues – Projeto “Drogas não, a vida é a melhor solução”

Escola Douglas Apratto Tenório (Penedo) - Projeto “Alimentação Saudável”

Comentador: Profa. Yára Neves (CEDU/UFAL)

Relator: Ticiane (Núcleo de Formação)

11 às 12 h - Mesa 2 - Experiências de Formação nas Escolas (3 escolas)

Escola Estadual Rotary – Projeto “Meio Ambiente”

Escola Neide França – Projeto “Leitura com UCA: utilizando as tecnologias no desenvolvimento da leitura e da escrita”

Escola Estadual Edson Salustiano – Projeto ”Viajando no mundo da leitura”

Comentador: Profa. Carmen Lúcia Oliveira (SEE/AL)

12 h – Almoço

14 h – Mesa 3 - Experiências de Formação nas Escolas

Escola São Rafael -

Escola Estadual Douglas Apratto Tenório (Palmeira dos Índios) – Projeto “Na Onda da Leitura”

Escola Estadual José Tavares - UCA na Escola Estadual Dr. José Tavares: algumas reflexões

Comentador: Profa. Lílian Carmen (CIED/UFAL)

15h – Debates conduzidos pela Profa. Lílian Carmen

16h – Síntese das atividades de formação e observações do PROUCA – Profa. Maria Elizabeth de Almeida

DIA 14

8h – Mesa 1 – Coordenação Prof. Renan Gomes (CEDU/UFAL)

Apresentação do Projeto UCA/CNPQ/ UFAL – Prof. Luis Paulo Mercado/Prof. Fernando Pimentel

Apresentação do Ambiente UCA Massayó/NEES – Prof. Ig Bittencourt

Apresentação do Projeto UCA PUC/SP – Profa. Maria Elizabeth de Almeida

10h30 – Mesa 2 – Coordenação da Profa.  Giselly Lima(CEDU/UFAL)

Apresentação de 2 subprojetos do UCA/CNPQ/UFAL

Projeto Letramento Digital: do lúdico à aprendizagem – Profa. Yára Neves

Projeto Viagens na Leitura – Profa. Carmen Lúcia Oliveira

11h30 - Debates

12 h – Almoço

14h – Mesa 3 –– Coordenação da Profa. Auxiliadora Freitas (CEDU/UFAL)

Apresentação de 2 subprojetos do UCA/CNPQ/UFAL

Projeto O Lugar onde moro – Profa. Auxiliadora Freitas/ Cacilda Buarque

Projeto Matemática: lendo os números – Profa. Mercedes Betta

15 h –– Debate: Conduzido pelo Prof. Luís Paulo

15h30 – Encaminhamentos das ações conjuntas do subprojeto comum às IES.

16h30 - Encerramento