Representantes da Ufal participam de debates sobre adesão das Ifes ao Sisu

Histórico da universidade no Sisu é apresentado em palestras na UFS e na UFBA

03/06/2013 12h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Em maio, membros da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas participaram de discussões sobre a adesão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os representantes da instituição alagoana participaram de encontros realizados nas universidades federais de Sergipe (UFS) e da Bahia (UFBA), nas quais apresentaram a palestra A Série Histórica da Ufal no Sisu e debateram o cenário nacional.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros, apresentações seguidas de debate com Conselho Universitário e comunidade acadêmica enriqueceram as reuniões nas duas universidades. “Nós mostramos nossa série histórica de dois anos de adesão ao Sisu e fizemos análise do processo que utiliza a nota no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] como única forma de acesso a 5 mil e 200 vagas ofertadas pela Ufal”, destacou.

Em outubro de 2009, o Conselho Universitário local deliberou que, a partir daquele ano, a nota do Enem seria utilizada para preenchimento de vagas remanescentes dos diversos cursos da universidade e que o Processo Seletivo Seriado (PSS) seria eliminado gradativamente. Para Amauri Barros, o processo Enem/Sisu avança a passos longos nas instituições públicas brasileiras. “Neste ano, das 59 Ifes que existem no Brasil, 34 utilizaram o Sisu como única forma de acesso ao Ensino Superior. Além delas, 35 Ifets [Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia] e várias instituições estaduais e municipais utilizaram esse sistema”, ressaltou.

Segundo o pró-reitor de Graduação, na edição de 2013, foram ofertadas 151 mil vagas para o Ensino Superior por meio do Sisu. Para 2014, a perspectiva aumenta e já estão confirmadas novas adesões ao Sisu, como é o caso da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de outras Ifes. No Nordeste, 9 instituições utilizam a nota do Enem como única forma de acesso e 6, como etapa parcial do processo seletivo.

Tudo indica que mais cinco instituições nordestinas: UFS, UFBA, UFPB [Universidade Federal da Paraíba], Ufob [Universidade Federal do Oeste da Bahia] e Ufsba [Universidade Federal do Sul da Bahia] deverão utilizar o Sisu a partir de 2014. As duas últimas tiveram criação aprovada neste ano e vão iniciar as atividades acadêmicas no próximo ano, já com o Sisu”, lembrou Amauri.

Para o pró-reitor, a adesão crescente ao sistema unificado tem explicação. “A qualidade da prova do Enem e a segurança do processo como um todo são itens decisivos para utilizemos o sistema. De modo geral, esse sistema de acesso – informatizado e dinâmico – já cumpre duas importantes premissas, que são a democratização do acesso ao Ensino Superior e a padronização de um currículo mínimo para o Ensino Básico”, salientou.

Em nível nacional, o reitor Eurico Lôbo é voz ativa na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no Ministério de Educação (MEC) e em fóruns sobre o assunto. Em alagoas, Eurico monitora de perto a implementação do processo, juntamente com a vice-reitora Rachel Rocha.

Números

O número de inscritos no Enem cresce a cada ano. Na segunda-feira (27), as inscrições alcançaram mais um recorde: 7 milhões e 200 mil inscritos. A quantidade de estudantes alagoanos que participam do processo aumenta na mesma proporção. Em 2013, o Estado ultrapassou os 100 mil inscritos.