Pesquisas de campo no sertão alagoano rendem fotografia premiada

O olhar sob a problemática da seca durante as excursões científicas do Museu de História Natural da Ufal premiou estagiária

03/06/2013 12h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Sombra sem água fresca, de Elayne Pollyanna Alves da Silva

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

A fotografia "Sombra sem água fresca", da bolsista do setor de Paleontologia do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas, Elayne Pollyanna Alves da Silva, conquistou o terceiro lugar no 2º Salão de Fotografia Pierre Chalita. A premiação aconteceu na quarta-feira (22), no Museu Pierre Chalita. Com o tema “Aspectos sociais, econômicos e culturais da realidade alagoana, considerando o passado, o presente e o futuro”, a mostra expõe, até o dia 30 de junho, as imagens inscritas.

A foto premiada e outras três que estão em exposição foram tiradas durante as excursões científicas dos setores de Paleontologia e Geologia do MHN/Ufal no município de Olho d'Água do Casado. As fotos "Caminhando e aprendendo" e "As cores da feira do domingo" (em anexo) são de autoria da professora Ana Paula Lopes da Silva, chefe do setor de Geologia, já a imagem intitulada "Nosso São Francisco, protegendo seu rio?", também é da estagiária Pollyanna Alves.

A estudante conta que foi surpreendida com a premiação. "Tinha muita gente profissional participando. Não imaginei que iria ganhar o terceiro lugar, pensei apenas em participar", revelou. Para ela, um dos motivos para a valorização de sua foto foi a combinação entre a imagem e o título, idealizado pelo curador da coleção de Paleontologia do museu, professor Jorge Luiz Lopes da Silva.

"A contribuição do professor Jorge foi muito importante! Ele tem ideias muito boas para nomes. Também busquei ser fiel ao tema. É uma situação clássica do sertão brasileiro: agronomia de subsistência, caatinga devastada, falta d'água. São cabeças e cabeças de gado morrendo por causa da seca", explica Pollyanna.
O 2º Salão de Fotografia Pierre Chalita está aberto à visitação até 30 de junho, no Museu Pierre Chalita, no bairro do Jaraguá. A entrada é gratuita.