Equipe do curso de Comunicação participa do Intercom NE

Professores e alunos do COS participaram de várias atividades e apresentaram trabalhos no evento

27/06/2013 14h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Professores e alunos do COS no Intercom Nordeste 2013

Laís Falcão - estudante de jornalismo

Professores e alunos do curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestras e apresentaram trabalhos no 15º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom NE). O evento foi realizado no início de junho, em Mossoró (RN), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Uma das primeiras atividades foi a mesa-redonda “50 anos do ensino de comunicação no Brasil”, com a participação de professores das Universidades do Rio Grande do Norte, Pernambuco e da Paraíba. Outros temas também fizeram parte de oficinas e minicursos nas áreas de fotografia, cinema, vídeos, assessoria de imprensa, redes sociais, música, jornalismo digital, entre outros assuntos relevantes. A aluna do sétimo período de Relações Públicas, Adriana Lucena, contou que escolheu a “Oficina de História em Quadrinhos Autobiográficos” para colocar em prática o que vem aprendendo na disciplina sobre História em Quadrinhos.

Os trabalhos “Revista Vitrola & Jeans: a cultura como linha editorial no webjornalismo”, desenvolvido em conjunto por alunos de Relações Públicas e Jornalismo, e o “Cartaz para o Festival de Estética – 2012.2”, produzido pelo estudante Heway Verçosa, participaram da 20ª Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (20ª Expocom). Ambos concorreram com trabalhos experimentais de toda a Região Nordeste nas categorias de “Produção em Jornalismo digital” e “Charge, Caricatura, Ilustração”.

Na categoria do Intercom Júnior, na qual discentes da graduação e recém-graduados apresentam artigos orientados por docentes, foram apresentados 13 trabalhos nas áreas de Jornalismo; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Rádio, TV e Internet; Comunicação, Espaço e Cidadania e Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Dos trabalhos apresentados, três são resultados de pesquisas desenvolvidas na Ufal, como “Programa do Mução – o império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio”, orientado pelo professor Antônio Francisco de Freitas. Baseada nesse estudo, a aluna do sexto período de Relações Públicas, Mirian Oliveira, participou e desenvolveu o artigo “A estética do grotesco presente no quadro radiofônico pegadinha do Mução”.

Mirian conta que sua pesquisa de iniciação científica está sendo desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica e documental. “O artigo apresentado no Intercom NE constituiu um dos objetivos específicos do meu plano de trabalho que foi o de analisar, a partir do olhar da estética da criação verbal, dez quadros de pegadinhas do programa ‘A hora do Mução’, visando a instituir o corpus de estudo da comunicação do grotesco desse produto radiofônico”, explicou.

Participação dos Docentes

Na Divisão Temática dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a professora Magnólia Rejane apresentou o trabalho “Poéticas de autor como macrorasura: metalinguagem e comunicação poética em Marcus Accioly”. Trata-se de um estudo sobre a obra do poeta pernambucano Marcus Accioly, através da ótica dos estudos da Crítica Genética, a ciência que se propõe a desvendar a gênese do ato criador.

“Minha formação inicial é a semiótica e, então, um dos autores que eu estudei tanto no meu mestrado quanto no meu doutorado foi sobre comunicação poética. Este ano Marcus Accioly está fazendo 70 anos e no meu Estado, Pernambuco, ele é um poeta muito reconhecido”, respondeu a professora quando perguntada sobre a escolha do tema para seu trabalho.

O professor Ronaldo Bispo apresentou o relatório de Alagoas da Rede de Pesquisa Brasil Conectado, na mesa-redonda “Consumo Cultural de Jovens em Tempos de Convergência Midiática”. “Essa rede é uma pesquisa nacional, coordenada pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e meu trabalho específico é apresentar o andamento da pesquisa em Alagoas, em várias etapas ao longo de três anos, até 2015”, explicou.

O 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 4 a 8 de setembro deste ano, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na cidade de Manaus. Quem deseja participar do congresso nacional deve fazer suas inscrições até 5 de agosto e submeter trabalhos até 12 de julho.