Edufal emite nota sobre invasão de sua página

- Atualizado em

A invasão da página da Edufal, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, foi informada pela reportagem do TNH1 e por inúmeros telefonemas recebidos de pessoas que acessam o site da Editora.

“De imediato, tão logo tivemos ciência da página hackeada, tomamos as providências em relação ao site  - que já está normalizado - enquanto providenciamos uma averiguação maior do fato ocorrido, dentro das providências institucionais cabíveis. Lamentamos que pessoas sem escrúpulos, e aproveitando-se do suposto anonimato virtual, realizem ações dessa natureza, que são consideradas ‘crimes cibernéticos’, pois trata-se da invasão de privacidade de computadores alheios”, declara a prof. Stela Torres, diretora da Edufal.

“Nosso papel, enquanto Editora Universitária, retomando as palavras do ainda Presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), José Castilho Marques Neto, é o de lançar um olhar para as ações editoriais acadêmicas como ‘parte constitutiva da maturidade intelectual da Instituição’, em nosso caso, a Ufal, buscando promover o saber científico e o diálogo entre diferentes saberes. A Edufal e a Ufal repudiam essa ação criminosa e vêm, de público, declarar que não utilizam seus sites para Manifestações de ordem política ou pessoal. Nosso intento é o de contribuir para o crescimento da vida acadêmica bem como de fornecer informações que possam ser de utilidade para a sociedade em geral”, esclarece a diretora.