Concerto Didático recebe mais de cem crianças

Projeto visa à promoção da música orquestral

03/06/2013 13h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

A Orquestra Sinfônica Universitária realizará mais uma apresentação do projeto Concerto Didático nesta quinta-feira, 6, às 15h, no auditório do Espaço Cultural, sob regência do maestro Nilton Souza. Na ocasião, estarão presentes 135 crianças das escolas municipais São Sebastião, Luiz Calheiros Júnior e Breno Agra.

Na última apresentação, realizada no dia 7 de maio, estiveram presentes 200 crianças de escolas municipais. A professora Lenice Lira, do 2º período da Escola Ruth Quintella, explicou que já trabalha com a atividade “Musicalizando uma oficina diferente”, em que promove a escuta musical e discussões sobre a atuação das orquestras.

O Projeto Concerto Didático é uma ação de extensão da Orquestra da Ufal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem a finalidade de promover a escuta musical de obras clássicas da música erudita e popular. Os concertos se propõem a despertar o gosto pela música orquestral e a valorização de compositores brasileiros e estrangeiros.

Por outro lado, o projeto visa também a incentivar a formação de novos profissionais, tendo em vista a lei que torna a Música elemento obrigatório no currículo das escolas. A proposta é motivá-los a se tornarem agentes disseminadores da educação musical, atraindo crianças e jovens para inúmeras possibilidades de fruição e atuação artística.