2º Alagoas Caiite será realizado em agosto de 2014

Data foi definida pelos parceiros, durante reunião de avaliação e prestação de contas da primeira edição do evento

07/06/2013 10h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Reunião de avaliação do Caiite

Simoneide Araújo – jornalista

Agosto de 2014. Essa será a data de realização do 2º Alagoas Caiite – Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, definida durante reunião de avaliação da primeira edição.  Na ocasião, a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, apresentou os números positivos do evento realizado no último mês de abril: foram mais de 21 mil participantes, Mais de 450 trabalhos de estudantes apresentados em forma de banners, mais de 350 atividades acadêmicas e culturais e mais de 600 palestrantes.

O Caiite foi atrativo não só para o público universitário, mas despertou a atenção de alunos do ensino médio. Mais de 30 escolas de Maceió visitaram as instalações do Caiite, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. As atrações mais visitadas por eles foram o planetário, os shows de química e física e o simulador de corrida.

O balanço apresentado deixou, não só a Ufal, mas todos os parceiros satisfeitos com os dados apresentados. Os representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, do Cesmac, da Fits e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) disseram ter ficados muitos satisfeitos com os resultados e reafirmaram o compromisso de manter a parceria. Todos destacaram o trabalho conjunto e a união de esforços em prol do desenvolvimento do Estado.

Rachel Rocha disse que outras instituições também demonstraram interesse em participar da próxima edição. “Nossa proposta é ampliar as parcerias e, a partir do próximo mês de agosto, começaremos a planejar a execução do 2º Caiite. Temos algumas propostas para melhorar a estrutura e a distribuição das atividades e nossa intenção é corrigir as pequenas falhas que detectamos”, acrescentou.

De acordo com a vice-reitora da Ufal, coordenadora do congresso, dos trabalhos acadêmicos apresentados pelos alunos, 350 foram da Ufal, 62 do Cesmac, 36 da Fits e 16 do Ifal. A proposta para 2014 é incentivar maior participação dos estudantes e mudar a forma de disposição e apresentação dos projetos.

Mais uma vez, Rachel Rocha agradeceu à Secti e à Fapeal, que patrocinou o Caiite. “O apoio da Secretaria e da Fapeal foram imprescindíveis para realização do congresso. Foram investidos mais 600 mil reais para montarmos toda estrutura do evento e sem os nossos parceiros seria bem mais difícil de apresentar à sociedade tudo que conseguimos mostrar”, ressaltou.