Vergel do Lago é contemplado pelo Projeto Carroceiro VET Legal

A ação de extensão é do curso de Medicina Veterinária e resultará na implantação da Associação de Carroceiros do bairro

20/05/2013 21h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Projeto Carroceiro VET Legal contempla o bairro Vergel do Lago com uma Associação de Carroceiros

Diana Monteiro – jornalista

A implantação de uma Associação de Carroceiros no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, é mais uma ação do Projeto Carroceiro VET Legal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, instalado na Unidade de Ensino de Viçosa. Com o objetivo de incrementar renda e melhorar a qualidade de vida daquela comunidade, especialmente daqueles que vivem do equídeo de tração, com apelo de mercado no bem estar animal, o projeto, que atualmente conta com 22 integrantes, está na fase de ampliação da equipe, selecionando estudantes dos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia.

O Projeto Carroceiro VET Legal é uma das atividades do Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi), do curso de Medicina Veterinária, sob a coordenação do professor Pierre Escodro e se constitui num espaço prático de aprendizado dos alunos. Consolidado em vários municípios com atividades itinerantes no interior de Alagoas e em Maceió, a principal finalidade da nova etapa é fortalecer a atividade profissional, incrementando renda e encaminhando os jovens para o agronegócio. A Associação atuará também na realização de cursos de preparação voltado ao mercado de trabalho de seu público alvo.

Segundo Pierre Escodro, a ideia é transformar o projeto em programa e a implantação da Associação de Carroceiros no bairro do Vergel do Lago possibilitará a realização de várias novas ações. “Esta semana selecionamos mais três alunos da graduação para a equipe, em sua maioria composta por alunos de Medicina Veterinária, que já conta com bolsista de Serviço Social, dentro dos programas institucionais como BDI, Pibic, Pibit e Pibit-Ação. Ressalto a importante da participação da professora Deise Juliana pelo apoio e capacidade de  assumir com muita responsabilidade as ações do projeto referentes às áreas temáticas de Psicologia e Pedagogia” , frisa o coordenador.

Ações na comunidade

O Projeto Pró-Carroceiros do Vergel do Lago tem como local o Posto de Saúde da comunidade Virgem dos Pobres e funciona diariamente. A atividade principal da comunidade é a coleta de sururu, seguida da atividade de tração carroceira, que se consolida na sobrevivência de mais de uma centena de famílias. À Associação dos Carroceiros a ser implantada caberá a incumbência de agenciar viagens dos carroceiros (“carroça delivery”).

Em 2013, o Projeto de Extensão Carroceiro VET Legal venceu, nessa categoria, o disputado Prêmio Santander Universidades/Unisol que disponibilizou bolsas não só para alunos do curso de Medicina Veterinária, mas também de Serviço Social e Direito. Além do Programa Unisol e Santander Universidades,são parceiros da ação de extensão o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) e a Prefeitura Municipal de Maceió.

O projeto conta também com a colaboração do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e da Universidade de Ciências da Saúde em Alagoas (Uncisal). “Da iniciativa privada o VET Legal recebe apoio das empresas Cooperativa Agrária do Paraná e Revista Brasileira de Medicina Equina, mas há a necessidade de mais parcerias para maior viabilidade de suas ações”, diz  o coordenador.

Atividades atuais

Conforme o calendário de ações para o bairro do Vergel do Lago, na sexta-feira, 17 de maio, a equipe do projeto realizou atendimento dos animais dos bairros vizinhos e conscientização dos carroceiros no trato com o animal. Também foram emplacadas as carroças pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT). “Queremos promover o combate aos maus tratos através de educação e atendimento clínico aos animais, assim como criar uma forma de controle dos animais junto ao SMTT”, diz Pierre Escodro. Este mês também começaram a ser realizadas consultas médicas com os carroceiros.

Entre este mês de maio e junho haverá a reforma das carroças e a aquisição de arreios e reforma e pintura das carroças dos associados, para caracterização dos carroceiros  participantes considerados agentes multiplicadores do projeto. Na primeira semana de junho tem início da implantação do Carroça Delivery. Também serão finalizadas as parcerias com as lojas de materiais a divulgação nos domicílios dos bairros vizinhos sobre a Associação, com divulgação do número de telefone e serviços prestados.