Síndrome Metabólica é destaque no Fórum Alagoano de Nutrição em Pediatria

- Atualizado em
Evento teve mais de 250 inscritos

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O 3º Fórum Alagoano de Nutrição em Pediatria reuniu mais de 250 pessoas, entre estudantes e profissionais da área da Saúde, para discussões sobre um fenômeno que cresce no mundo inteiro: a Síndrome Metabólica na infância. O evento, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, contou com abordagem multidisciplinar e público participativo.

Desde 2009, o fórum desperta o interesse de pesquisadores de Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Medicina, Farmácia e Psicologia. Neste ano, programação diversificada envolveu minicursos, mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos, exposição de vinte banners e exibição do documentário Muito Além do Peso. O projeto é realizado por residentes multiprofissionais em Saúde da Criança, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Huppa), e por docentes da Faculdade de Nutrição (Fanut) e do Centro Universitário Cesmac.

Excesso de peso na infância, atualização em Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), alterações do metabolismo glicídico e tratamento precoce foram assuntos abordados no evento. De acordo com a professora Mônica Lopes, organizadora do encontro, o objetivo foi investigar a crescente incidência de crianças com Síndrome Metabólica. “Nosso intuito é mostrar que crianças estão ficando diabéticas precocemente, devido à obesidade infantil. Cresce o número de crianças com diabetes tipo 2, que é comum em adultos”, destacou.

A obesidade e a Síndrome Metabólica são problemas enfrentados pela comunidade pediátrica, já que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de diabetes tipo 2. Para minimizar os impactos dessas enfermidades, diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais. Nesses casos, trabalho integrado também é importante. O 3º Fórum Alagoano de Nutrição em Pediatria destacou essas questões e contou com palestras de endocrinologistas, pediatras, farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos.

Vitor Fabiano, educador físico, ministrou a palestra Prescrição de exercícios para criança com excesso de peso e salientou a importância da multidisciplinaridade do evento. “O que falta na área da Saúde é integrar ações. É importante agregar conhecimentos em prol do coletivo e da erradicação de problemas de saúde. Como professor de Educação Física, eu posso contribuir com informações sobre o movimento. Hoje em dia, as crianças só pensam em tecnologia – que envolve atividades com pouca demanda energética. Correr faz parte do desenvolvimento da criança e diminui os riscos dela se tornar um adulto sedentário”, reforçou.

Para Tathyana Barros, aluna do mestrado em Nutrição da Ufal, o evento foi um oportunidade para atualizar conhecimentos sobre Síndrome Metabólica, importantes para sua dissertação. “Eu participei da organização da primeira edição do evento, quando ainda estava na graduação. Agora, retorno ao fórum porque ele traz assuntos atuais e importantes para minha dissertação de mestrado. Esse evento é, realmente, uma atualização. A palestras e os artigos apresentados aqui são muito pertinentes e abordam questões cotidianas”, analisou.