Programa do Núcleo de Saúde Pública beneficia comunidade do Benedito Bentes

O programa é voltado ao combate da mortalidade da população materno infantil e é realizado em parceria com as unidades básicas de saúde da capital

- Atualizado em
A técnica e coordenadora do programa Maria Gicárlia Braz faz demonstração sobre cuidados com o bebê

Diana Monteiro – jornalista

A comunidade do Benedito Bentes, localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, está sendo contemplada este mês com o Programa “Assistência humanizada à mulher e à criança - da gravidez a um ano de idade”, do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Universidade Federal de Alagoas. O programa visa contribuir para a assistência pré e pós natal junto às  gestantes, tem como foco o combate à mortalidade da população materno-infantil e conta com a parceria das unidades básicas de saúde da capital.

De acordo com a coordenadora do programa Maria Gicárlia Braz, do Nusp, as atividades no Benedito Bentes são realizadas na Unidade Básica de Saúde Dídimo Otto Kummer, quinzenalmente às sextas-feiras, no horário das 14 às 17 horas e consiste também numa experiência multidisciplinar para estudantes de graduação das áreas de ciências da saúde e das ciências humanas.

O projeto está em desenvolvimento há três anos envolve alunos dos cursos de Medicina, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Serviço Social e está consolidado como referência na área de atendimento à gestante e à criança’, frisa Maria Gicárlia. O programa recebeu no I Caiite o Prêmio de Excelência Acadêmica e para a coordenadora o prêmio representa para a equipe do projeto o reconhecimento a sua importância como espaço de aprendizado e seus benefícios em prol da comunidade.

Entre os temas abordados pelo Programa “Assistência humanizada à mulher e à criança – da gravidez a um ano de idade”e as atividades desenvolvidas estão: planejamento familiar; direitos da gestante; tipos de parto; aleitamento materno; cuidados com o bebê; massagem Shantala.

Resultados

A coordenadora Maria Gicárlia Braz acrescenta que nos três anos de atividade, os resultados obtidos mostraram-se plenamente satisfatórios. “Mitos nutridos pelas gestantes ao longo do tempo foram esclarecidos; houve uma maior aceitação da gravidez pelas gestantes, além de proporcionar a elas mais segurança em meio às constantes transformações psicofisiobiológicas da gestação. Um resultado constatado, foi estabelecer o fortalecimento do vínculo afetivo mãe-bebê”, frisa .

Ações do Nusp

De 30 deste mês a 2 de junho,  O Movimento Popular de Saúde (Mops) vinculado ao Nusp participa na Universidade do Vale do São Francisco, em Juazeiro, na Bahia do 1º Curso de  Práticas integrativas e Complementares. Na última semana, dentro da programação de mês maio do Núcleo, houve mais uma Oficina de Educação Popular, em parceria com a Rede de Educação Cidadã (Recid). A atividade contou com a participação de representantes do Movimento Popular em Saúde (Mops) e dos segmentos sociais locais. Outra ação do Nusp realizada recentemente se deu  junto ao servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a promoção de  práticas de Massoterapia, Reick, Auriculoterapia, dentre outras.