Programa de Formação Docente encerra atividades neste sábado

Evento será realizado no auditório do antigo Csau a partir das 8h

- Atualizado em
Professoras Jusciney Carvalho e Cristiane Pepe coodenaram o Programa de Formação Docente

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Na manhã deste sábado, 25, será realizada uma cerimônia de encerramento das atividades do Programa de Formação Docente, intitulado “Dificuldades de Aprendizagem na Educação Superior: responsabilidade social de todos.” O evento se dará no auditório do antigo Csau, situado no Campus A. C. Simões, em Maceió, no horário das 8h às 12h.

A ocasião será marcada pela realização de uma mesa redonda sobre “Instituições escolares, juventudes e cultura escolar: reflexões contemporâneas”, que será mediada pela professora Sandra Regina Paz da Silva e conduzida pelas professoras Georgia Cêa e Rosimeire Reis. Iniciado em abril de 2012, o projeto surgiu com o objetivo de estreitar as relações e o diálogo entre Educação Superior e Educação Básica.

“Contamos com a participação de docentes dos cursos de Pedagogia e Educação Física do Cedu (Centro de Educação), do ICHCA (Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes) e do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, além de palestrantes de outras universidades públicas, como Uncisal e Uneal, com quem pudemos estreitar as relações e participar de discussões relevantes para o contexto alagoano”, revelou Jusciney Carvalho, uma das coordenadoras do projeto.

Segundo ela, foram realizados 10 debates sobre as temáticas realizadas ao tema central, proposto pelo programa de extensão. “Ao longo de um ano, debatemos sobre as políticas de formação continuada para o Ensino Médio, processos de autoria, dificuldades e estratégias nos eixos da leitura, escrita e matemática, além de reflexões sobre o plágio, metodologias para o ensino da História, Geografia e da Sociologia, cinema na sala de aula, educação especial e ações afirmativas”, complementou Jusciney.

Para a professora, após um ano de atividades, pode-se considerar que o programa conseguiu atingir o seu objetivo. “Implantamos, efetivamente, uma proposta de formação continuada voltada para profissionais da educação vinculados ao ensino médio atuantes em Maceió. Além disso, os que efetivamente se comprometeram com a formação, sempre nos deram retornos importantes sobre o nível das reflexões e dos debatedores, e as abordagens nas mesas redondas propostas. Tanto que já nos solicitaram a continuidade do programa”, destacou a coordenadora.

Financiado pelo MEC SESu, o Programa de Formação Docente - Dificuldades de Aprendizagem na Educação Superior: responsabilidade social de todos foi promovido pelo Centro de Educação (Cedu), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e com a Secretaria de Educação e Esporte de Alagoas (SEE-AL). “Agradecemos aos professores convidados, pela contribuição e relatos das suas experiências neste projeto”, concluiu a professora Cristiane Pepe, vice-coordenadora do Programa.