Professores, pesquisadores e alunos prestigiam abertura do 7º Conecte

Evento acontece no Campus A.C. Simões até sexta-feira, 24, e reúne atividades nas áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia

23/05/2013 15h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Reitor Eurico Lôbo presidiu a solenidade abertura e parabenizou a comunidade acadêmica pela realização do 7º Conecte

Diana Monteiro – jornalista

Às vésperas de completar 58 anos de criação, o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas comemora a data em grande estilo, nesta-sexta, 24, com a realização do 7º Conecte – Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia. A solenidade de abertura, realizada no auditório da Reitoria, na manhã desta quinta-feira, 23, foi bastante disputada por alunos, professores e pesquisadores da área.

Ao presidir a solenidade, o reitor Eurico Lôbo destacou a importância da Engenharia para o desenvolvimento do País. Ele também parabenizou a organização do evento pela qualificada programação e a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AL), liderado pelo engenheiro graduado pela Ufal, Roosevelt Patriota Cota, que integrou a mesa de honra.

“Sabemos que há um déficit no País de profissionais das mais diferentes áreas de Engenharia, mas há avanços com a consolidação de pesquisas de ponta em todo território brasileiro. A Ufal tem cumprido seu papel, formando profissionais qualificados com inserção consolidada nacionalmente”, enfatizou, completando que há possibilidades da criação de novos cursos em Engenharia.

A falta de projetos na área foi destacada pelo pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, professor do Ctec, como o grande desafio para o Brasil e diz ser esse o grande filão. “O Brasil precisa de engenheiros que realizem projetos e sabemos que há uma extrema carência nessa área”, frisou.

Avanços

Promovido pelo Centro de Tecnologia (Ctec) e pelo Programa Especial de Capacitação Discente (PEC), o Conecte está com programação voltada às diversas áreas de Engenharia. O objetivo é apresentar aos participantes as inovações tecnológicas dos grandes centros de pesquisa do Brasil e suas respectivas aplicações em construções, indústrias, energia e gestão empresarial.

O tema central do 7º Conecte, “Inovação  em Engenharia”, foi considerado relevante pelo diretor do Centro de Tecnologia, João Carlos Barbirato. Ele falou dos avanços nessa área em Alagoas e do quanto a academia tem participação nessa nova realidade. “Esse é o primeiro ano em que o evento se realiza em dois dias e o seu sucesso deve-se, principalmente, a equipe organizadora, formada por alunos do PEC e da EJEC (Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura)”, enfatizou Barbirato, ao destacar a boa formação acadêmica dos alunos dos cursos de Engenharia da Ufal.

O conquista do curso de Engenharia Civil da Ufal com sendo o 11º melhor do País, dentre os 200 existentes, foi enfatizada pelo professor Márcio Barbosa. Ele representou a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) e destacou a consolidação de pesquisas de referência na área de engenharia. “O Conecte representa o sucesso das cinco Engenharias da Ufal”, completou Márcio, também docente do Ctec.

Palestra de abertura

O convidado para palestra de abertura foi o coordenador de Programa de Pós-graduação e Pesquisa do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Eduardo Winter, que enfocou o tema sobre “Patentes em Engenharia”.

Sobre propriedade intelectual, Eduardo Winter destacou ser uma área de extrema importância para pesquisas científicas consolidadas, por proteger as invenções do intelecto humano e motivar a continuidade do trabalho.  Contextualizou a importância do profissional de engenharia em todo o Sistema de Propriedade Intelectual, e do quanto depende do profissional para consolidação de todo o processo.  “Há uma carência desses profissionais no mercado de trabalho e em concurso promovido pelo INPI sobraram vagas para esse cargo”, informou Eduardo, dizendo que o sistema de PI é de mão dupla e envolve Estado e sociedade.

Sobre patente, Eduardo enfatizou que é um título de propriedade temporária outorgado pelo Estado aos inventores. “A patente confere aos seus titulares o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar. A patente  estimula o desenvolvimento de novas tecnologias ou o aperfeiçoamento das tecnologias existentes e ela só se torna inovação quando chega e é absorvida pelo mercado”, frisou.

Onde acontece

As atividades do 7º Conecte estão sendo realizadas nos auditórios do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) e do antigo Centro de Ciências da Saúde (CSAU).  Nesta edição, terá a participação de 14 palestrantes de instituições de renome nacional, além de contar com exposição e premiação de trabalhos científicos; realização de minicurso sobre “Ferramentas Administrativas” e exposição de estandes de empresas do Nordeste.