PET comemora 25 anos na Ufal

Os doze Programas de Educação Tutorial celebram aniversário com evento diversificado

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na Universidade Federal de Alagoas, o Programa de Educação Tutorial (PET) já virou gente grande. Movidos pelos princípios do programa – ensino, pesquisa e extensão – os doze PETs alagoanos promovem, nos dias 16 e 17 de maio, comemoração ao aniversário de 25 anos do projeto. Uma história de formação qualificada e de descoberta de talentos no universo acadêmico não poderia passar em branco.

Evento interdisciplinar promete mobilizar o Campus A. C. Simões e a comunidade petiana. Nesta quinta-feira, 16, às 14h, no auditório Nabuco Lopes (Reitoria), palestras, homenagens e depoimentos de egressos do PET darão início às comemorações ao aniversário do programa. Na quinta-feira, 17, as atividades acontecerão na área externa da universidade, com a Parada PET, iniciativa que busca divulgar o programa na Ufal, principalmente entre os cursos que não o possuem. Exposição, mostra de trabalhos e oficinas promovidas pelos doze grupos alagoanos, na praça do Restaurante Universitário (RU), estarão abertas ao público, das 9h às 17h.

Ao longo de 25 anos, o PET contribui com o desenvolvimento intelectual de seus integrantes e da estrutura dos cursos de graduação. Atualmente, a Ufal possui doze grupos em diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Letras, Serviço Social, Psicologia e Economia.

Os cursos do interior do Estado de Alagoas também são contemplados com programas de educação tutorial. No Campus Sertão, o projeto engloba as áreas de Engenharia Civil e Engenharia de Pesca, bem como o projeto Conexões de Saberes. Em Arapiraca e em Penedo, existem programas para as áreas de Química e Engenharia de Pesca, respectivamente.

De acordo com a estudante Tuanne Monteiro de Carvalho, do PET Arquitetura, a comemoração aos 25 anos do programa é uma ação integrada e reflete a parceria entre os grupos. “Apesar de termos dentro da instituição o Programa de Educação Tutorial em diferentes cursos, nós, petianos, prezamos pela interação entre os grupos. Assim, ao menos uma vez por mês fazemos encontros com os representantes de cada grupo, onde discutimos questões e atividades que envolvam os doze PETs do Estado, inclusive os que estão nos campi do interior. Há oito meses, alunos e tutores vêm se movimentando para fazer com que esse evento aconteça”, destacou.

Panorama

O Programa de Educação Tutorial, instituído pelo Ministério de Educação em 1979, foi originalmente intitulado como Programa Especial de Treinamento. Na Ufal, o projeto foi implantado em 1988 e expandiu suas atividades até os dias de hoje. Com o apoio institucional, são disponibilizados ao PET infraestrutura e monitoramento de seus grupos, por meio do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento – gerido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O PET possui autonomia para tomar suas próprias decisões, devido à forma democrática pela qual a estrutura dos programas está baseada. No projeto, os bolsistas expõem os próprios pontos de vista e assumem a responsabilidade de contribuir com a qualidade de sua formação.