Orquestra apresenta peças de Beethoven e Holst

Concerto tem entrada gratuita e acontece no dia 30 de maio

- Atualizado em

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

A Orquestra Sinfônica Universitária dará prosseguimento às suas atividades dentro do projeto Quinta Sinfônica com o concerto do dia 30 de maio, às 20h, no Teatro Deodoro. O projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). As entradas para a apresentação serão distribuídas a partir das 14h do dia 30 de maio, na bilheteria do Teatro.

Durante o Concerto, que será regido pelo maestro Nilton Souza, o público terá a oportunidade de assistir à execução da Sinfonia nº 5, composição mais popular de Beethoven, e da peça Brook Green Suite, última composição do músico inglês Gustav Holst.

Criado em 2011, o projeto Quinta Sinfônica pretende estimular o gosto pela música erudita com a formação de novos públicos e a criação de espaço para essa expressão. “O concerto é uma oportunidade de proporcionar ao público maceioense a audição de obras importantes do repertório orquestral”, completa o maestro.

Os compositores

Considerado um dos mais importantes expoentes da música clássica ocidental, Beethoven possui uma obra vasta, que inclui concertos, sinfonias, sonatas, óperas e até mesmo danças. Sua última sinfonia, a Nona, considerada a sua grande obra-prima, foi a primeira obra musical a ser incluída na lista da Memória da Humanidade, organizada pela Unesco, em 2002.

Gustav Holst, nascido em uma família de artistas, iniciou sua carreira musical ainda na infância e dedicou a maior parte da sua vida ao ensino em escolas de música. Suas composições são consideradas ecléticas e têm como fontes de inspiração temas populares, como o folclore, a astrologia e os costumes religiosos.