Olimpíada Brasileira de Física premia alunos de Alagoas

15/05/2013 15h12 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Equipe da OBF e OBFEP de Alagoas, professores e todos premiados

Manuella Soares - jornalista

Não é todo aluno do ensino médio que tem muita, ou alguma, familiaridade com a Física. A disciplina é uma das que mais reprovam nas escolas e uma campeã de notas zero no Enem. Mas, para dez estudantes de Alagoas, além da total afinidade, eles se mostraram amantes e interessados pelo assunto. Prova disso, foram as medalhas que conquistaram na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2012, entregues no último sábado (11), no Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas.

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Física, conta com a organização da Ufal nas etapas estaduais e apoio técnico dos professores da universidade nas correções das provas em Alagoas, por meio de um projeto de extensão. São duas olimpíadas que acontecem simultaneamente, englobando alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas particulares e públicas, sendo estas últimas, contempladas com uma olimpíada exclusiva, a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

Cerca de 40 mil alunos, oriundos de mais de duas mil escolas de todo o País, participaram da competição. Alagoas teve destaque para Vinícius Barbosa de Oliveira Araújo e Andresso da Silva, que levaram medalha de ouro para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Arapiraca; Gabriel Cabral Carvalho, com um ouro pelo Ifal de Maceió; Bruno Alves de Moura Soares, conquistou a prata, também pelo Ifal de Maceió; e Alisson Martins Silva, aluno do Ifal de Penedo, que ganhou bronze.

Já pela OBF, disputando com alunos de escolas públicas e particulares, o Ifal de Maceió ganhou mais um bronze com o aluno Bruno Alves de Moura (prata na OBFEP). As instituições privadas de Alagoas ganharam destaque com os alunos Gabriel Goes Aragão, que recebeu bronze pelo Colégio Contato, e Alexandre Homerich, prata pelo Colégio COC.

Na categoria Menção Honrosa, a OBF premiou os alunos que tiveram melhor desempenho nas fases da olimpíada. Em Alagoas, três estudantes receberam a medalha: José Rodolfo de Farias Neto e Gabriel José Moreira da Costa Silva, do Colégio Contato; e Aloysio Galvão Lopes, do COC.

Durante a premiação realizada na Ufal, o coordenador da OBFEP no Estado, Kleber Serra, do Instituto de Física, falou sobre a recompensa de organizar um evento como esse. “A gente sente que desperta o interesse desses alunos para a ciência, não só pela física. Não importa se amanhã ele vai ser médico ou físico; o importante é que ele já gosta de ciência”, comentou.

Em 2014, a OBF estará sob novo comando em Alagoas. O professor Erms Rodrigues assume a coordenação da Olimpíada de 2014. A seleção já está aberta e encerra no próximo dia 29 de maio.