Museu Théo Brandão realiza programação especial para a “11ª Semana de Museus”

Atividade acontece entre os dias 14 e 17 deste mês

- Atualizado em

O Museu Théo Brandão (MTB) vai participar da “11ª Semana de Museus: Museus (memória + criatividade) = mudança social”, com uma programação diversificada e gratuita, que acontece entre os dias 14 e 17 deste mês. Para começar, na próxima terça, 14, o MTB preparou atividades lúdicas, voltadas para crianças entre sete e dez anos de idade. “Uma tarde no Museu” terá visita mediada por monitores, oficina de pintura e apresentação do maracatu mirim “Enseada das Canoas”. O evento, que acontece das 14 h às 17h, tem vagas limitadas.

Na quarta-feira, 15, tem início a oficina “Andando na cidade”, com Elizabeth Salgado de Souza, mestre em História e professora da Uesc (Universidade Estadual Santa Cruz), de Ilhéus, na Bahia. A oficina segue até a sexta-feira, 17, das 9 h às 12h, com atividades de observação, identificação, seleção e pesquisa dos espaços de construção de saberes e lugares de fazeres dos moradores da cidade. O público alvo são estudantes, professores e profissionais das diferentes áreas do conhecimento. A oficina será realizada no auditório do Museu e arredores. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone 3221-2651, de terça a sexta, das 9 h às 12 h (com Madalena) e das 14 h às 16 h (com Maria das Graças). As vagas são limitadas.

Na quinta-feira, 16, às 19h 30m, acontece o “Munguzá Cultural”, intitulado “Ação Cultural e Educativa em Museus” com a professora Elisabeth Salgado e a consultora da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) e doutoranda em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Greciene Lopes.

Na ocasião, será aberta a exposição “O visível e o não visível na Coleção do MTB”, com peças do acervo da reserva técnica do Museu. “A mostra terá objetos antigos e outros doados recentemente. Alguns estarão expostos pela primeira vez no Museu Théo Brandão”, explicou Júlio Chaves, que assina a curadoria da exposição com José Carlos da Silva e Wagner Chaves.

A “11ª Semana de Museus” é um evento que será realizado em instituições museológicas de todo o país, entre os dias 13 e 19 de maio. A “Semana” acontece, anualmente, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Idealizado pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o evento tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema.

Mais informações sobre a programação do Museu Théo Brandão pelo telefone 3221-2651.