Mesa-redonda resgatou o fio histórico da EAD

Participantes lembraram momentos, experiências e personagens de uma trajetória de 15 anos

- Atualizado em

Roberto Amorim – Jornalista

A importância do resgate do fio histórico da implantação da Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal de Alagoas marcou a segunda mesa redonda do Seminário Festivo 15 Anos da EAD, realizado na sexta-feira, 10, no auditório da reitoria.

Coordenada pela professora Anamelea de Campos Pinto, a mesa trouxe relatos emocionantes do início da EAD em Alagoas, que deu os primeiros passos no Centro de Educação (Cedu). Visivelmente emocionada, a professora aposentada Esmeralda Moura disse que a EAD na Ufal foi um ato de “coragem e fé na democratização da educação”. Ela pontuou cronologicamente momentos, experiências e personagens importantes para a consolidação dessa modalidade de ensino em Alagoas.

O professor Élcio Verçosa falou sobre a criação do espaço institucional da EAD na Ufal, afirmando que, na época, articulou uma vontade coletiva de pessoas obstinadas na implantação da EAD, mesmo enfrentando resistência de pensadores, professores e até gestores da própria universidade. “Nós fizemos acontecer, pois tínhamos crença e certeza dos benefícios da nossa missão para melhoria do processo educacional de Alagoas”.

Já o professor Elton Casado Fireman ressaltou a importância da Unirede na Ufal, devido a troca de experiências com outros estados do Nordeste para a avanço tecnológico da EAD.

O diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Luís Antônio Palmeira Cabral, ressaltou que essa unidade acadêmica sempre acreditou e apostou alto no papel fundamental da EAD para a formação de profissionais capacitados para melhorar o desempenho de Alagoas nas áreas da economia, administração e contabilidade. “É uma missão grandiosa que a Feac tem orgulho de fazer parte”.

Depois do seminário, o público participou da comemoração dos 15 anos da EAD, que teve direito a parabéns e bolo de aniversário.