Instituto de Computação convoca alunos para Olimpíada Brasileira de Informática

Interessados do ensino fundamental devem procurar o Instituto de Computação

- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

Ainda há tempo para alunos do Ensino Fundamental participarem da XV Olimpíada Brasileira de Informática, que acontece no próximo dia 18 de maio, em cinco escolas de Maceió. Para isso é necessário entrar em contato com o Instituto de Computação (IC), pelo e-mail olimpiada@ic.ufal.br.

A olimpíada acontece desde 1999 e nos últimos anos o IC vem preparando alunos de escolas públicas para as duas etapas da Olimpíada. A partir de um projeto de extensão, sete graduandos dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação ministram oficinas semanais para a modalidade de iniciação da OBI. No entanto, este ano, devido às greves nas escolas públicas, apenas a escola Margazes Lacet foi atendida pelo projeto.

Segundo Paulo Ricardo, um dos voluntários do projeto, o déficit no ensino da Matemática é o principal obstáculo para os alunos escolas públicas na hora de fazer a prova. “Apenas 10% dos alunos vão para segunda fase. Em 2012 foi o primeiro ano em que candidatos daqui foram aprovados. A participação maior se dá nas escolas particulares, por isso atuamos nas públicas”, relata o graduando.

Os aprovados na primeira fase recebem a continuação do treinamento pelo IC e caso consigam medalhas, também receberão cursos de Introdução e Aperfeiçoamento de Programação, ofertado pela Universidade de Campinas (Unicamp). Além disso, podem participar da Olimpíada de Robótica.