Curso de Comunicação tem 17 trabalhos aprovados no Intercom Regional 2013

Treze deles foram inscritos no Intercom Júnior; dois no Expocom e dois em Divisões Temáticas

22/05/2013 13h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Estudantes e professores do curso de Comunicação Social vão representar a Ufal no evento

Laís Falcão – estudante de Jornalismo

Dezessete trabalhos produzidos por alunos e professores do curso de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram aprovados no 15º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), ocorrerá de 12 a 14 de junho, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró-RN.

Segundo a organização do evento, cerca de mil inscrições já foram feitas, com 500 trabalhos aprovados nas três categorias. A equipe da Ufal conta 25 autores envolvidos no total de trabalhos aprovados, dos quais 13 estão na categoria Intercom Júnior, da qual participam estudantes da graduação e recém-graduados, orientados por docentes. Outros dois são produções midiáticas experimentais, inscritas na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), e dois são de professores que estão na categoria Divisões Temáticas (DTs).

A mobilização para a participação de discentes e docentes de Comunicação da Ufal no evento teve início em março deste ano, com a campanha "COS no Intercom Nordeste 2013". Desenvolvida pela Assessoria de Comunicação do COS, o objetivo dessa campanha foi incentivar e divulgar a produção científica e de trabalhos profissionais.

Além da divulgação feita em banners (impressos e digital), foi produzido um vídeo, com a participação da âncora do Jornal Pajuçara Manhã, Lenilda Luna. Os docentes deram depoimentos e explicavam o que era o evento e davam dicas de como fazer os trabalhos e tudo foi disponibilizado no site e na página oficial do curso no Facebook.

Para os participantes, a ampla divulgação fez com que os estudantes que não conheciam o evento se inscrevessem. “É a primeira vez que concorro no Expocom com dois trabalhos. Fiquei sabendo sobre o evento a partir da campanha COS no Intercom Nordeste 2013”, contou o estudante do 5º período de Relações Públicas, Heway Verçosa.

Redes sociais em foco

Os congressos regionais da Intercom acontecem todos os anos, antes do congresso nacional, e tem o objetivo de reunir estudantes e pesquisadores da área. Para a região Nordeste, este ano, o tema escolhido foi “Comunicação em tempos de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”.

Além dos trabalhos inscritos, o COS também terá representação no evento, com a participação de três professores. Ronaldo Bispo vai compor mesa-redonda sobre “Consumo Cultural de Jovens em Tempo de Convergência Midiática”; José Guibson Dantas e Magnólia Rejane dos Santos vão coordenar a organização dos DTs Comunicação Multimídia e Estudos Interdisciplinares, respectivamente.

O coordenador do COS, Amilton Gláucio de Oliveira, destacou a importância da efetiva participação do curso no congresso regional. “Essa conquista é resultado de um processo de facilitação da comunicação no curso, com a implantação de uma Assessoria de Comunicação e o apoio dos professores, que incentivaram os alunos a escrever trabalhos, contribuindo com produções técnicas e acadêmicas”, completou.