Casas de Cultura do Campus formam primeira turma de Espanhol

Vinte e cinco alunos da graduação incluem domínio da língua espanhola no currículo

28/05/2013 12h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Formandos da primeira turma de Espanhol do projeto Casas de Cultura no Campus

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Maio está sendo um mês de grandes marcos para a história da Universidade Federal de Alagoas e também veio com muitas conquistas para a instituição. Comemoração aos 25 anos do Programa de Educação Tutorial (PET), lançamentos da 6ª Bienal Internacional do Livro e do 3º Festival de Cinema Universitário, aprovação do curso de Medicina no Campus Arapiraca e seminário festivo em comemoração aos 15 anos da Educação a Distância foram algumas das principais atividades. Para enriquecer a lista, a Ufal formou a primeira turma de Espanhol do projeto Casas de Cultura do Campus.

Na segunda-feira (20), solenidade realizada no auditório da Reitoria reuniu representantes da Ufal, 25 formandos em Espanhol e seus familiares. Na ocasião, estiveram presentes pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra; o coordenador de cursos de extensão, José Roberto Santos; a representante da Pró-reitoria Estudantil, Marta Marinho; o coordenador-geral das Casas de Cultura do Campus; a atual coordenadora do curso de Espanhol do projeto, Flávia Colen; e primeira coordenadora do projeto, Laureny Lourenço. Também estiveram presente instrutores do programa.

Atualmente, o projeto Casas de Cultura no Campus beneficia cerca de 500 alunos da graduação da Ufal, com cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Português. O programa também colabora com a formação docente de 27 alunos de Letras. Iniciadas em 2009, as atividades preparam o corpo discente para convênios com instituições de ensino internacionais e para o mercado de trabalho.

A formatura da primeira turma de Espanhol é um marco na história da universidade. Ao todo, 25 alunos da graduação completaram seis níveis da língua espanhola – Básicos 1, 2 e 3 e Intermediários 1, 2 e 3. Para a professora Laureny Lourenço, o saldo é positivo. “O balanço geral é ótimo, pois o índice de desistência tem diminuído a cada semestre e estamos aumentando o número de inscrições. Nós estamos muito felizes com o sucesso do projeto Casas de Cultura no Campus. Temos recebido propostas para ampliação do projeto para os demais campi da instituição, pedidos de aulas aos sábados, aumento do número de vagas e outras respostas ao trabalho”, salientou.

Apesar de recente, o projeto já apresenta bons resultados. De acordo com Laureny, a internacionalização estudantil é um dos exemplos do êxito do programa. “Dois instrutores foram selecionados para intercâmbios estudantis fora do Brasil [Rusanil Moreira passou 6 meses no México e Marija Paes, 6 meses na Argentina]. Agora, temos esses instrutores em sala de aula, contribuindo, ainda mais, com a qualidade das aulas do projeto”, destacou.

Sérgio Ifa, coordenador-geral das Casas de Cultura do Campus, resumiu a amplitude do programa: “A formatura da primeira turma de Espanhol foi um marco do que temos feito para a melhoria da qualidade de ensino das línguas estrangeiras na Ufal”, avaliou.