Biblioteca Central adota sistema automatizado e convoca para o cadastramento biométrico

As antigas fichas serão extintas e todos os dados dos usuários vão migrar para o sistema Pergamum


- Atualizado em
Estudantes devem fazer o cadastramento biométrico na Biblioteca

Estudantes devem fazer o cadastramento biométrico na Biblioteca

Lenilda Luna - jornalista 

Tem novidade na Biblioteca Central que vai agradar muito aos estudantes, servidores técnicos e professores que costumam tomar livros emprestados, afinal, ninguém gosta de filas demoradas. Com o novo sistema implantando, o atendimento vai passar a ser bem mais ágil. "No procedimento atual, o usuário precisa informar o número de matrícula, buscamos a ficha dele, depois preenchemos os dados do empréstimo na ficha do livro e o usuário tem que assinar em cada ficha dos livros que está levando. Isso leva um tempo e deixa a fila demorada. Com o novo atendimento, ele só vai precisar colocar a digital no leitor ótico", explica Shirlen Bezerra, diretora da Divisão de Serviços aos Usuários. 

O trabalho para a implantação do Sistema Pergamum, que integra as informações dos usuários, automatizando o atendimento, começou em 2006, mas foi preciso melhorar a infraestrutura para garantir um funcionamento seguro. "A Ufal investiu na melhoria das rede de internet e de fornecimento de energia elétrica para dar mais estabilidade ao sistema", informa Janaína Xisto, diretora geral. O trabalho de adequação da rotina da Biblioteca Central ao novo sistema envolveu toda a equipe de bibliotecários da universidade. "Todos se envolveram na formatação dos parâmetros para registrar as informações dos usuários e nos treinamentos", destaca o bibliotecário Bruno Melo. 

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e a Coordenação de Tecnologia da Informação da Biblioteca também tiveram um papel destacado nessa automação do sistema. "Contamos com o apoio do diretor Rodrigo Paes e dos funcionários Luis Claudio, Diogo Cabral e Ewerton Oliveira que contribuíram muito na adequação do programa e na migração de dados do SIE e do Sistema Acadêmico para o banco de dados do Pergamum, do contrário, teríamos que digitar todas as informações dos cerca de 30 mil usuários, o que levaria um tempo considerável", ressalta Mário Gomes, coordenador de Tecnologia da Informação, que trabalhou junto com a equipe nessa fase de implantação. 

Reitor visita a Biblioteca para conferir o novo sistema

 Na sexta-feira, 17, o reitor Eurico Lôbo esteve na Biblioteca Central, no Campus Maceió, para conferir o funcionamento do novo sistema. Ele aproveitou para fazer o cadastramento biométrico e recomenda que todos os usuários façam o mesmo. "O funcionamento total do sistema depende de que os usuários venham cadastrar as digitais. Só assim as fichas podem ser eliminadas. Estamos investindo para tornar o sistema de Bibliotecas mais completo e ágil. Compramos toda a demanda de acervo solicitada pelas coordenações de cursos, agora fizemos esse investimento na automação do atendimento", relata o reitor. 

Com a automatização do empréstimo de livros, os usuários vão poder acompanhar online, pelo site do Sistema de Bibliotecas, todas as informações sobre prazos, quantidade de livros que ainda podem solicitar, além de receber por email os avisos quando a data de devolução estiver chegando.

A aluna Camila dos Anjos comemorou essa inovação. "Sou estudante de Medicina e venho à Biblioteca pelo menos três vezes por semana. Temos intervalos rápidos para esses procedimentos e não podemos perder tempo em filas. Acredito que com o novo sistema o empréstimo de livros vai ficar bem mais rápido", comemora a estudante. 

O site da Biblioteca Central já está com um novo visual, para facilitar a localização do setor de empréstimos. A comunidade acadêmica deve comparecer a Biblioteca  para o cadastramento biométrico e depois é só acessar  http://www.sibi.ufal.br/pergamum/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php

Saiba mais sobre o Pergamum  http://www.pergamum.pucpr.br/