Volta às aulas: feras devem confirmar matrícula

As atividades acadêmicas serão retomadas no Campus A.C. Simões e só alguns cursos do interior

15/04/2013 10h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Manuella Soares - jornalismo

O período letivo 2013.1 inicia nesta segunda-feira, 15, na maioria das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas. As aulas serão retomadas em todos os cursos do Campus A.C. Simões, incluindo os do Espaço Cultural e Centro de Ciências Agrárias (Ceca), além de outros quatro cursos dos campi Arapiraca e do Sertão (Engenharia de Pesca, em Penedo; Serviço Social, em Palmeira dos Índios; e Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, em Santana do Ipanema).

Além dos alunos que retornam às atividades, a Ufal recebe também os novos discentes aprovados no último Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que já realizaram a pré-matrícula. Esta primeira semana de aulas é o período que os feras têm para cumprir a segunda fase, prevista em edital, que será a confirmação da matrícula, por meio da assinatura de uma Ata disponível nos locais indicados pela coordenação de cada curso. O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, lembra que o ato é pessoal e intransferível e, que, o não comparecimento para assinar o documento, desliga automaticamente o candidato.

“Deixamos claro que a confirmação de matricula deve ser feita exclusivamente pelo candidato que conquistou a vaga, mediante apresentação de um documento de identificação. Em nenhuma hipótese pode ser aceita assinatura da Ata por familiar, amigo, procurador, etc. As situações especiais devem ser encaminhadas via processo”, explica Amauri.

De acordo com o edital, os alunos do 1º semestre têm até o dia 19 para realizar a confirmação da matrícula. Já os aprovados nos cursos que só iniciam as aulas no dia 17 de junho, o período para assinar a Ata será de 17 a 21 de junho, contemplando os feras dos campi Arapiraca e do Sertão. A próxima lista de espera será formada a partir das vagas remanescentes dos candidatos que não confirmarem a matrícula.