Ufal e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer firmam parceria

A iniciativa deve disponibilizar mão de obra qualificada na Ufal para atuar em projetos de extensão nas comunidades no entorno do campus

- Atualizado em
Vice-reitora Rachel Rocha em reunião com representantes da Semel

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Uma reunião entre a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer pretende levar mais ações afirmativas às comunidades carentes de Maceió. A iniciativa deve disponibilizar mão de obra qualificada na Ufal para atuar em projetos do município, a exemplo do Bombeiro Mirim, Minimaratona Infantil e Viva Vôlei. A minuta do acordo deverá ser assinada em breve.

Durante a reunião, foram apresentadas pela Secretaria todas as dificuldades de pessoal que possui, no intuito de conseguir junto à Ufal, estagiários e professores que trabalhem em projetos de extensão nas comunidades do entorno da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, complexo que fica no Conjunto Village Campestre, situado no bairro Cidade Universitária, dentro do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A ideia é trazer para a comunidade atendida profissionais de nutrição, psicologia, serviços médicos e odontológicos entre outros, que possam otimizar os trabalhos e fazer aumentar o rendimento das crianças e pais participantes.

Segundo a vice-reitora da Ufal, professora Rachel Rocha, a Universidade tem grande interesse numa parceria deste tipo, que visa renovar o convênio de estágio da Ufal com o município, “pois além de ser uma experiência ótima para o aluno, é um reforço ao seu aprendizado. Vamos atender da melhor maneira possível às demandas desses projetos”, declarou.

Já para o secretário Antônio Oliveira, o conhecimento e a pesquisa feitos na Universidade são de extrema importância para o desenvolvimento da comunidade. “É pelo esporte que a gente consegue diminuir os gastos com segurança, saúde, etc”, diz ele ao explicar que quem participa dos projetos ajuda a diminuir os índices de violência e doença.