Ufal e Prefeitura de Maceió fortalecem parceria para estágio na área de saúde

A parceria trata de reestruturação dos postos para estágio curricular

- Atualizado em
Reunião com o secretário Municipal da Saúde de Maceió -João Marcelo Lira

Diana Monteiro – jornalista

Uma reunião na terça-feira, dia 2, no gabinete do reitor  Eurico Lôbo com o secretário municipal de Saúde João Marcelo Lira,  visando principalmente o dinamismo e estruturação do estágio para alunos  de todos os cursos da área de saúde da Universidade Federal de Alagoas  fortaleceu a parceria da instituição com a prefeitura de Maceió. A discussão envolveu também representantes do Hospital Universitário, da Faculdade de Medicina (Famed), do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) e do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

Além da reestruturação da Rede Básica de Saúde, a reunião tratou ainda do financiamento e qualificação de preceptores, que em Maceió atualmente são 12, distribuídos nos Distritos Sanitários de Saúde. Os preceptores são médicos da rede básica de saúde que atuam acompanhando a prática de alunos graduandos dessa área no campo prático da citada rede. No caso de Medicina, no quinto ano do curso, o estágio prático se dá nos Postos de Saúde  da capital  e no interior de Alagoas no último ano do curso durante o   Estágio Rural.

A vice-diretora da Famed, Lucy Vieira e a integrante do Nusp Graça Monte,  solicitaram ao secretário João Marcelo Lira  a transformação dos 6º e 7º Distritos Sanitários de Saúde em  Rede Escola e ressaltaram  a importância desse serviço para a formação acadêmica dos alunos e os reflexos positivos para a sociedade.

Falando sobre a contrapartida na parceria, o reitor Eurico Lôbo destacou ser o fortalecimento dessa relação uma política pública e que é necessária  também a ampliação para o poder estadual. “A otimização dos serviços é uma intervenção pública que gerará ambiente de atendimento à sociedade e aos alunosl”, frisou Eurico.

O secretário João Marcelo falou do investimento de mais de um milhão de reais que a prefeitura de Maceió fará nos Postos de Saúde da capital visando a mínima  infraestrutura de atendimento à sociedade, e consequentemente para a prática de alunos.

Foi tratada também, na oportunidade, a construção sob a responsabilidade da Prefeitura  de Maceió, do Posto de Saúde na área da futura Vila Olímpica, por trás do campus A. C. Simões. Além de beneficiar à sociedade a iniciativa consiste em mais um espaço de prática de alunos da área de saúde da Ufal.