Solenidade marca início das ações para o 2º Alagoas Caiite

Ufal, Ifal, Cesmac, Uneal e Fits mantêm compromisso de estarem novamente no próximo ano, com apoio da Fapeal e da Secti

28/04/2013 18h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Representantes do Cesmac, Ifal, Ufal, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Uneal e Fits prestigiaram o evento

Representantes do Cesmac, Ifal, Ufal, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Uneal e Fits prestigiaram o evento

Simoneide Araújo – jornalista

Parabéns e agradecimentos à vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, coordenadora-geral do 1º Alagoas Caiite – Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Essas palavras fizeram parte dos discursos de todos os representantes das instituições parceiras na realização do evento que aconteceu no Centro de Convenções de Maceió. O sucesso absoluto, consagrado no último sábado (27), foi o pontapé inicial para se pensar nas ações da segunda edição em 2014.

Além do som uníssono de agradecimentos, as vozes do Coral do Cesmac também emocionaram a plateia presente no encerramento do congresso. Com músicas da década de 1980, o grupo deu tom de harmonia e união à solenidade.

O reitor da Ufal, Eurico Lôbo, destacou o trabalho de Rachel Rocha na organização do congresso que, pela primeira vez, saiu dos muros da universidade e chamou a sociedade das participar das atividades e conhecer o que está sendo produzido nas instituições de ensino superior do Estado. Ele agradeceu ao Centro Universitário Cesmac, à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e à Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) pela parceria e por acreditar no 1º Alagoas Caiite.

Eurico Lôbo disse reconhecer a importância do congresso, que chamou de mutirão da cidadania, com a união de todos em prol do desenvolvimento de Alagoas. “A Ufal está e estará sempre aberta nesse processo de construção de um Estado melhor, com educação superior de qualidade e voltada para temos uma sociedade melhor, mas desenvolvida, onde todos tenham direito à educação”, declarou.

Competência, coragem e determinação foram as palavras ditas para elogiar a atuação da vice-reitora Rachel Rocha na condução do 1º Alagoas Caiite. “É muito gratificante contar com o emprenho da professora Rachel e ver que ela e os nossos parceiros conseguiram concretizar esse espaço amplo, que teve a participação de acadêmicos e não acadêmicos. Em 2014, com certeza, teremos um evento bem maior, com mais parceiros e mais participação dos alagoanos”, anunciou Eurico Lôbo.

Grande e vitorioso

Emocionada e feliz, Rachel Rocha agradeceu a confiança do reitor Eurico Lôbo e a todas as pessoas que trabalharam na construção e realização do 1º Alagoas Caiite. “Esse evento foi mais uma experiência de aprendizado. Ele já nasceu grande e vitorioso por ter conseguido 13 mil inscritos, interessados nas atividades desenvolvidas ao longo da semana. Foi louvável a aposta na realização do congresso de forma integrada; o exercício da integração é um desafio entre as instituições e é uma forma de rompermos a cultura do isolamento. O Caiite foi e é um passo importante para isso e vamos conseguir muito mais”, declarou.

Rachel Rocha destacou o apoio do secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, por acreditar e apostar em um evento integrado. Também agradeceu à Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, na pessoa da presidente Janesmar Cavalcanti, por patrocinar o 1º Alagoas Caiite. “Sem esse apoio não teríamos conseguido realizar o congresso com a estrutura que oferecemos aos partipantes. Também agradeço aos monitores e a todos que trabalharam muito e deram conta do recado”, disse.

Em sua fala, o secretário Setton disse que a solenidade de encerramento é o primeiro passo para o evento de 2014. “Essa solenidade, podemos dizer, é a primeira reunião para o próximo congresso”, afirmou, completando que a proposta de fazer o evento integrado foi a oportunidade de mostrar à sociedade o que está sendo produzido na área de ciência, inovação tecnológica e empreendedorismo no Estado. “O simbolismo desse evento integrado não deve ser só no Caiite; deve fazer parte do nosso dia a dia”, confirmou.

Setton também destacou o que aconteceu de importante durante o 1º Alagoas Caiite, nas salas onde se discutiram temas de interesse para o Estado, como palestras, mesas-redondas e debates durante os seis dias do evento.

O diretor de Extensão do Ifal, Stoécio Maia, declarou que o evento foi um sucesso e tem tudo para continuar dando certo. “Nós do Ifal nos sentimos muito honrados em ter participado do Caiite. “Agradeço aos alunos perlo empenho e dedicação e parabenizo o trabalho competente da professora Rachel Rocha e sua equipe”, completou.

Rompendo barreiras

O reitor da Uneal, Jairo Campos, também falou dos benefícios do Caiite, com a interação e a integração dos alunos e o fato de inserir, em Alagoas, a possibilidade de romper com as coisas ruins que acontecem no Estado e trabalhar de forma integrada em prol da sociedade. “É extraordinário que estejamos todos juntos, quebrando paradigmas e mudando a cultura do isolamento”, disse.

Jairo também parabeniza Rachel Rocha pelo desafio de unir as instituições. “É uma satisfação ter podido colaborar com a realização do evento e que, no próximo ano, ele venha mais arrojado. É possível, a partir dessa experiência, termos outros projetos conjunto, para alavancarmos a cultura do saber e da inovação”, afirmou.

Douglas Apratto, vice-reitor do Cesmac, disse que o 1º Alagoas Caiite foi o grande acontecimento do Estado e parabenizou Rachel Rocha por ter instrumentalizado a instalação do congresso. “Estou participando da história de Alagoas, com a concretização do Caiite. Esse evento foi a congresso de esforços numa sociedade com muita exclusão social. Estamos quebrando paradigmas com o primeiro congresso integrado, buscando minorar as desigualdades e contribuir com nosso Estado, compartilhando saberes e multiplicado conhecimentos”, completou.

O vice-reitor acrescentou que o Cesmac sente-se muito orgulhoso de ter participado desse evento, que tem na sua dimensão a contribuição para construção de um Estado melhor.

O coordenador de Extensão da Fits, Jailton Nicácio, fez os agradecimentos à coordenação do evento e destacou a iniciativa e a importância de unir as instituições visando ao desenvolvimento de Alagoas.