Situação do ensino superior em Alagoas é tema de debate

Programado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) em Alagoas o debate enfocou da educação básica à educação superior

- Atualizado em
Representante da Une coordena debate sobre o ensino superior de Alagoas

Diana Monteiro - jornalista

O debate sobre “A situação do ensino superior em Alagoas”, programado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), foi destaque, na manhã desta sexta-feira, no 1º Alagoas Caiite. Centralizado na educação superior, mas enfocando também a educação básica e o ensino médio, foram apresentados dados específicos dessa área no Estado, que continua como detentor do maior índice de alfabetismo do país. O evento teve a participação dos reitores da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos, e a representando a Associação dos  Docentes da Ufal (Adufal), Irailde Correia de Souza.

“Pensar a educação em Alagoas, significa pensar a educação básica também”, frisou Irailde Correia, docente do Centro de Educação. Ela falou sobre “Situação do ensino superior em Alagoas: A formação de professores no Estado, suas debilidades e desafios na busca da qualidade social” e enfatizou a importância da educação a distância e do programa para a boa formação profissional.

Ufal e educação superior

O reitor Eurico Lôbo agradeceu o convite para o debate e parabenizou a iniciativa da representação local da UNE. Lôbo apresentou a realidade da Universidade Federal de Alagoas no contexto do ensino superior e o compromisso da instituição com a sociedade alagoana,  sua inserção e formação de recursos humanos com qualidade.

A explanação de Eurico Lôbo centralizou-se, principalmente, na qualificação docente, acesso ao ensino público (oferta anual de vagas no Sisu),  ensino de qualidade, investimento público e a interiorização da Ufal  atualmente em duas regiões do Estado (Agreste e Sertão). Anunciou a expansão da Ufal  para o Litoral, onde estão os piores indicadores sociais de Alagoas.

O reitor também destacou o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com recursos aprovados em 2012,  da ordem de  500 milhões de reais para a área de assistência estudantil . “Educação não é privilégio, é direito de cada um de vocês”, disse Eurico Lôbo, dirigindo-se aos presentes, em sua maioria, estudantes do ensino médio e superior.

Universidade Estadual

O reitor Jairo Campos, ao apresentar a Uneal, destacou a falta de investimento existente para manutenção das ações de ensino, pesquisa e extensão da instituição, como também para a área de infraestrutura e de recursos humanos e dos desafios do que é fazer o ensino superior em Alagoas.

Mesmo diante de muita dificuldades o reitor Jairo Campos ressaltou alguns programas em desenvolvimento na instituição, como o programa específico  que contempla o ingresso de indígenas ao curso superior, fruto de captação de recursos federais, assim como o crescimento de bolsas de iniciação científica, pela Fapeal.

“A universidade brasileira ainda continua muito elitista. O sistema municipal e estadual de educação superior tem que ser visto com importância. Afirmo meu compromisso com a sociedade alagoana para colaborar com a melhoria dos indicadores sociais do Estado de Alagoas”, disse Jairo Campos, primeiro reitor eleito da Uneal que este ano completa  43 anos de existência.

Caiite