Robô criado por ex-aluno do Ifal utiliza equipamentos reciclados e tecnologia LED

Nine Bot é o nome de uma das atrações do 1º Alagoas Caiite, no estande do Instituto Federal de Alagoas

- Atualizado em
Nine Bot é atração e desperta atenção dos jovens que visitam o congresso acadêmico

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Dos sérios aos descontraídos, todos se encantam com um dos convidados mais queridos do 1º Alagoas Caiite. O Nine Bot, robô instalado no estande do Ifal, chama a atenção com tecnologia Light Emiting Diode (LED) e material reciclado. Criada pelo pesquisador Cláudio dos Santos, a atração exibe imagem e som, movimenta braços, anda e fala ao vivo.

O roboticista Cláudio dos Santos é ex-aluno do Ifal de Palmeira dos Índios e iniciou suas criações em projeto de Robótica e Reciclagem. Em 2008, o pesquisador criou seu primeiro produto, um robô pequeno e semelhante a uma aranha. Em 2012, ele desenvolveu seu mais recente trabalho – o Nine Bot –, com estrutura semelhante a do ser humano.

Composto por materiais reciclados, o boneco inteligente tem olhos que piscam e boca que se movimenta na velocidade do som. De acordo com Santos, é possível fazer robótica com materiais reciclados. “O Nine é feito com monitor, gabinetes e CPUs antigos. A parte externa do robô é feita com materiais usados, reciclados. O ‘pé’ dele, por exemplo, foi feito com esteiras inutilizadas por uma fábrica alagoana. Já os braços, com mangueira de piscina. Por dentro, temos motores e outros equipamentos novos”, destacou.

Cláudio dos Santos revela a importância de trazer o resultado de seus estudos para o Caiite, que reúne os mais diferentes públicos. “O principal objetivo é reciclar e estimular os jovens a não jogarem fora materiais que podem ser úteis. Aqui está um exemplo de como podemos estar engajados na ciência de um jeito inovador. Então, meu intuito é estimular a reciclagem e o estudo da ciência e da tecnologia. Quando vejo o público parando e observando o robô, vejo o quanto é importante o contato presencial, que permite interação. No congresso, as pessoas podem senti-lo, tirar fotos e se divertir”, refletiu.

Atualmente, o Nine Bot é pré-programado, mas o projeto é para que ele seja programado à distância, por celular e computador. Em breve, o equipamento terá sensores e funções de controle via Internet.

Caiite