Reitor visita estandes do 1º Alagoas Caiite

Eurico Lôbo parabenizou os participantes e destacou a importância do evento para as instituições parceiras e para o Estado

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo no estande institucional

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, visitou as instalações do 1º Alagoas Caiite, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Ele conferiu as atrações durante toda a tarde da terça-feira (23), visitou diversos estandes do evento e acompanhou de perto algumas apresentações de estudantes que estavam mostrando os resultados dos trabalhos de pesquisa e extensão.

Na opinião do reitor, a realização do 1º Alagoas Caiite é importante no sentido de poder compartilhar com a sociedade, de forma aberta e transparente, os projetos desenvolvidos pelas instituições. “A importância que eu vejo nesse evento é que estamos mostrando o que a Ufal pode fazer pelo Estado, com a competência de seus professores, pesquisadores, estudantes e técnicos, mas ao mesmo tempo, fazendo essa ligação com as demais instituições, de forma que o evento promove uma integração do conjunto da sociedade”, disse.

Em visita aos banners expostos, o reitor conversou com alguns alunos da universidade e acompanhou, por alguns minutos, a apresentação dos projetos. Um deles lhe chamou a atenção: a Preparação de sistemas nanoestruturados por processos de automontagem, empregando nanopartículas de ouro de diferentes formas e tamanhos como blocos de construção, do aluno Abner Magalhães. “Esse é da minha área, mas como já faz tempo que acompanhei o assunto, parei para escutar e achei interessante”, salientou Eurico.

O reitor também acompanhou a apresentação de alunos do Campus do Sertão e reforçou a importância da presença da universidade, além de sua interferência direta com a sociedade. “O processo de interiorização foi um dos movimentos mais importantes que a Ufal já fez. E foi um grande acerto. Esses trabalhos apresentam intervenção direta nos municípios em que estão inseridos e isso é muito importante, pois permite não só o desenvolvimento no processo de formação, mas que ajudem na construção de uma cidade melhor. Eu sou fascinado por esse movimento”, destacou Eurico Lôbo.

Reconhecimento e agradecimento: Porque integrar é somar

Promover a integração das instituições de ensino superior do Estado e realizar um diálogo sobre as suas produções. Durante a visita aos estandes do 1º Alagoas Caiite, o reitor Eurico Lôbo também conversou com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Eduardo Setton. Na oportunidade, o secretário aproveitou para destacar que o 1º Alagoas Caiite é um marco na história das produções relacionadas à ciência e tecnologia da inovação.

“Esse evento marca uma verdadeira parceria entre as instituições de ensino superior de Alagoas e comprova que o modelo foi um acerto, pois a sociedade pode, além de conhecer as produções de ciência e tecnologia da inovação que são desenvolvidas no Estado, participar desse modelo novo de congresso. Cada vez que a gente integra, a gente soma, então eu acho que essa é a verdadeira mensagem do 1º Alagoas Caiite”, salientou Eduardo Setton.

O secretário relembrou a primeira conversa que teve com a vice-reitora, Rachel Rocha, sobre a realização do evento. Segundo ele, a iniciativa de integrar as instituições surgiu do momento em que Rachel comentou o interesse de fazer um Congresso Acadêmico diferenciado, a fim de revelar à sociedade o que a Ufal tinha para mostrar. “Como o Estado segue uma demanda de fazer as coisas de forma integrada, juntamos o útil ao agradável. O evento só está sendo possível graças ao magnífico reitor, Eurico Lôbo, e a vice-reitora Rachel que tiveram papel fundamental na construção desse congresso.”

O reitor, então, aproveitou o momento para fazer um agradecimento à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia da Inovação (SECTI), grande parceira do evento. “Eu quero aproveitar o espaço e agradecer à Secti e à Fapeal também, que, com apoio muito significativo, ambas entenderam a necessidade de termos esse conjunto das instituições, para podermos dialogar e produzir um evento com essa grandeza e com essa riqueza que a gente possui”, frisou.

Produzindo conhecimento, dialogando saberes

O pró-reitor de extensão da Ufal, Eduardo Lyra, também acompanhou a visita do reitor e falou sobre o evento. Para ele, com o 1º Alagoas Caiite, o cenário da educação e do ensino superior em Alagoas só tem a ganhar. “A participação dos alunos, servidores, docentes, aqui nesse espaço, produzindo conhecimento e dialogando saberes, certamente vai trazer para o Estado de Alagoas um momento de muito significado. Isso é muito saudável e o Caiite tem oportunizado isso. Eu tenho certeza que esse será o maior evento do ensino superior em nosso Estado”, declarou.

O reitor também falou sobre o clima positivo do 1º Alagoas Caiite e complementou ao dizer que o evento vem cumprindo a sua missão. “Ao caminhar por esse espaço, podemos perceber as pessoas sorrindo, dialogando, interagindo, discutindo sobre ciência, tecnologia, cultura, arte... Esse é o verdadeiro objetivo do evento e, eu acho que nós o estamos atingindo. A Ufal está de parabéns, as demais instituições parceiras também estão e eu tenho certeza que os próximos Caiite serão cada vez maiores, mais inclusivos e de maior impacto para o conjunto da sociedade”, concluiu Eurico Lôbo.