Reitor pede apoio da Defesa Social para segurança no campus de Maceió

Secretário garantiu disponibilizar rondas permanentes do Batalhão Escolar e aproveitou para falar sobre a situação do presídio de Arapiraca


- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo e o secretário Dário César | nothing
Reitor Eurico Lôbo e o secretário Dário César

Manuella Soares - jornalista

Segurança é a palavra de ordem que pautou a agenda do reitor Eurico Lôbo na manhã da última segunda-feira (8). Ele se reuniu com o coronel Dário Cesar, secretário de Estado da Defesa Social, para definir estratégias que visam a inibir as ações criminosas registradas no Campus A.C. Simões, em Maceió. “Temos visto uma crescente nos casos de assaltos e queixas de ocorrências dentro da Universidade Federal de Alagoas, por isso, precisamos pedir o apoio da Secretaria, já que estamos fazendo tudo dentro das nossas possibilidades”, comentou o reitor.

O coronel Dário Cesar se mostrou solícito com a situação e garantiu destinar uma viatura do batalhão Escolar da Polícia Militar, aumentando a segurança no A.C. Simões. “Vamos verificar os horários mais críticos e concentrar nossa atenção para esses períodos, em especial, à tarde e à noite, com rondas permanentes e policiais em contato direto com os responsáveis pela segurança interna do campus”, garantiu.

O secretário disse ainda que vai analisar a necessidade de aumentar, posteriormente, o número do efetivo das rondas, mas acredita que, de imediato, a presença da Defesa Social no campus vai inibir a violência e contribuir com a segurança de cerca de 20 mil pessoas que circulam diariamente no local.

A região do entorno, na Cidade Universitária – que contempla várias comunidades –, também ganhará reforço policial. Dário César anunciou a instalação de uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) onde atualmente funciona o Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd), que fica ao lado do campus. No local, a Aisp contará com uma unidade da PM e uma delegacia de polícia.

Enquanto isso, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal em parceria com a Prefeitura de Maceió, iniciou uma série de ações preventivas, como limpeza das áreas isoladas, poda de árvores e a substituição das lâmpadas queimadas que comprometiam a iluminação no campus.

Presídio de Arapiraca

Na reunião, o secretário da Defesa Social aproveitou para convidar o reitor Eurico Lôbo para visitar as obras do novo Presídio do Agreste, que está sendo construído no município de Craíbas. Dário César informou que a visita está prevista para a próxima semana.

Com 800 vagas, a nova unidade prisional já está com metade das obras concluídas, devendo ficar pronta em julho. A entrega do prédio do atual presídio à Ufal, que fica ao lado do Campus Arapiraca, será realizada formalmente no mês de agosto.