Projeto mostra como agregar saber científico ao popular

- Atualizado em
Distribuição de plantas medicinais na tenda Damião Alexandrino

Diana Monteiro – jornalista

A variada programação da Tenda Damião Alexandrino, uma das ações do Laboratório de Educação Popular da Universidade Federal de Alagoas, contemplou também na Roda de Conversa “O Resgate da Farmácia Viva e o uso de plantas medicinais no nosso dia a dia” agregando o saber científico ao saber popular.

Com participação de representantes da Ufal, da Farmácia Viva do município de Arapiraca, onde há o cultivo de hortas medicinais e  do Estado da Paraíba,  foi feita na oportunidade uma demonstração prática sobre o uso de ervas e distribuição de mudas à disposição da comunidade. A prática da Auriculoterapia é o tema de minicurso nesta quinta-feira, 25, da Tenda Damião Alexandrino.

Curso de Dança mostra prática “Cirandeando”no 1º Alagoas Caiite

Divulgar o curso e suas possibilidades ecléticas fora dos muros da universidade foi o objetivo da demonstração da Roda de Ciranda por alunos do curso de Dança (Licenciatura) da Universidade Federal de Alagoas, coordenado pela professora Noemi Loureiro.

“O nosso curso é eclético e pode ser levado a qualquer lugar e a positividade do 1º Alagoas Caiite foi oportunizar a realização de atividades acadêmicas e práticas com a promoção d palestras, mesa redonda e oficinas”, disse Noemi. Ela informa que na noite desta quinta-feira, 25, o  curso de Dança realiza como atividade  um minicurso denominado de “Cirandeando”.

Sobre o evento Noemi Loureiro considera inovador do conhecimento na promoção do desenvolvimento de todos os cursos, da Ufal e das instituições parceiras em prol da sociedade alagoana.

Curso de Enfermagem de Arapiraca realiza mostra científica no 1º Alagoas Caiite

Além de participar com Trabalhos de Excelência na área de extensão, Outros Trabalhos, Pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), o curso de Enfermagem do Campus Arapiraca participa do 1º Alagoas Caiite com a realização de oficinas. Na tarde desta quinta-feira, 25, até às 18 horas, a temática enfocada será sobre “Saúde do Idoso” e amanhã sexta-feira, dia 26, o minicurso tratará “Os métodos diagnósticos para identificação e agrotóxicos”.

Falando sobre a integração das instituições do ensino superior do Estado, oportunizando a troca do conhecimento científico e a importante parceria, a professora Karol Fireman  destacou a unificação e disseminação da ciência em prol da sociedade alagoana. O 1º Alagoas Caiite quebra a perspectiva fragmentadora, até então existente entre as instituições participantes do evento”, frisou Karol.