Proinart contempla 12 projetos artísticos

- Atualizado em

Ascom Espaço Cultural

Doze projetos artísticos foram contemplados no Programa de Iniciação Artística da Universidade Federal de Alagoas, envolvendo variadas linguagens do campo das artes. Ao todo, a Pró-reitoria de Extensão recebeu 28 inscrições, provenientes dos três campi  – Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.

Três projetos são provenientes do campus Arapiraca: “Fazendo pArte”, da professora Elizabeth Gonçalves, “Teatrufal”, do professor Ricardo Barbosa, e “Cine ArtPopular”, do professor Mac-Dawison Buarque, da Unidade de Ensino Penedo.

Dois projetos vieram do campus Sertão. São eles: “Grupo de Artes dos Estudantes da Ufal – Grupartes – Campus do Sertão: cultura e transformação social”, do professor Ricardo da Silva, que engloba teatro e literatura, e “Recita Sertão”, projeto literário de Marcos Alexandre de Morais.

Do campus Maceió, sete projetos foram selecionados, nas áreas do teatro e da música. Os projetos teatrais são “Cenas Clownssicas”, do professor Ivanildo Lubarino, “Quanto custa o ferro?”, de Marcelo Gianini, e “Teatro: movimento, estrutura, corpo”, do professor José Acioli, que concilia teatro e dança nas suas ações.

A música foi a linguagem com maior número de projetos selecionados, sendo eles “Batuque Yá em movimento”, da professora Ana Rosa Almeida, “Big Band Jovem”, do professor Milson Fireman, “Som do Beco Instrumental Vocal”, do professor Vanilson de Lima Coelho, e “Maracatu no Morro”, de Marcos Ribeiro Mesquita.

Cada projeto será contemplado com quatro bolsas de estímulo as artes, no valor cada uma de R$400,00. Durante sete meses, os grupos irão produzir as performances, apresentações e exposições artísticas a partir de conteúdos vistos em sala de aula e apreendidos em pesquisas acadêmicas. Com essa iniciativa, “espera-se estimular a criatividade de alunos, técnicos e professores e abrir novos caminhos para a produção cultural, visando incentivar a criação de grupos, garantir a fruição de bens artísticos e instituir uma programação cultural fixa na Universidade”, ressalta o professor Sérgio Onofre, Coordenador de Assuntos Culturais da Proex.

O que é o Proinart?

O Proinart é um programa lançado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Pró-reitoria Estudantil, que valoriza a criação nas mais variadas linguagens e compreende a atividade artística como ação cultural fundamental para a formação humanística dos indivíduos. O objetivo do programa é estimular o corpo acadêmico da instituição a criar e difundir suas produções artísticas, além de instituir uma programação cultural na universidade.