Petianos promovem mostra para divulgar trabalhos desenvolvidos

Evento é parte das comemorações dos 25 anos do programa na Ufal

26/04/2013 21h00 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Petianos e tutores se reúnem para foto oficial em frente à mostra dos trabalhos

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também participam do 1º Alagoas Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica. A mostra dos trabalhos de tutores e petianos faz parte de uma programação especial, além do congresso, para a comemoração dos 25 anos do programa na Ufal e, na noite da quinta (25), o grupo se reuniu em frente ao estande, para uma fotografia oficial.

Essa mostra serve para divulgarmos os trabalhos em que os petianos estão envolvidos. Viemos a pedido da nossa vice-reitora, Rachel Rocha, que nos perguntou: ‘E vocês, não vão ficar de fora, não é?’ E não poderíamos, realmente, portanto estamos aqui”, disse o professor Roberaldo Carvalho, do PET Ciência e Tecnologia.

O professor Patrick Almeida, do PET Engenharia Civil, complementou a fala de Roberaldo, ao reforçar a presença do grupo na Ufal e destacar a participação no Caiite. “Essa é a nossa primeira participação num evento como esse. Eu acho a iniciativa ótima, visto que estamos falando de extensão, então trazer esses trabalhos da universidade para conhecimento da sociedade, essa visibilidade, só reforça ainda mais o conceito da extensão”, disse.

Patrick, que foi estudante do curso em que hoje é professor e tutor, falou do momento em que seu nome foi escolhido para desempenhar a atual função. “Na época em que eu era aluno da Ufal, eu fui petiano e o professor Roberaldo, o meu tutor. Depois que me formei, tive a oportunidade de regressar à universidade como professor e o nome que o professor Roberaldo sugeriu para assumir o PET que ele estava deixando, foi o meu. Fiquei muito honrado em receber esse convite e tenho muito prazer em participar”, relembrou.

Para ele, o objetivo do PET é proporcionar uma formação diferenciada, não só para o petiano, como também para os alunos dos cursos em que estão envolvidos. “No nosso grupo, temos petianos do 8º período como também do 2º. Então, procuramos desenvolver atividades que visem a qualidade do curso, como o nivelamento que fizemos recentemente, para recepcionar os feras. A verdade é que a educação tutorial é conjunta: não acontece de tutor para petiano, mas dos petianos para os estudantes também, essa integração é muito boa”, destacou Patrick.

25 anos na Ufal

Nos dias 16 e 17 de maio serão realizadas atividades comemorativas aos 25 anos do Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal de Alagoas. Recentemente, o PET Letras, mais antigo da instituição, chegou às bodas de prata e o próximo será o de Engenharia Civil, mais precisamente no mês de dezembro. Para comemorar, será uma programação especial.

Faremos no auditório da reitoria, a partir das 14h, com a presença dos petianos, tutores e, também, de Lucas Ramalho, um representante do Ministério da Educação (MEC). Será um evento aberto a toda comunidade acadêmica e fica o convite para que todos compareçam, para conhecer as funções e realizações de um programa como o PET”, reforçaram Roberaldo e Patrick.