Mais de 260 trabalhos receberam certificado de Excelência Acadêmica

As pró-reitorias de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-graduação premiaram alunos e orientadores

26/04/2013 15h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Reitor Eurico Lôbo preside mesa da solenidade de entrega dos certificados de excelência acadêmica

Reitor Eurico Lôbo preside mesa da solenidade de entrega dos certificados de excelência acadêmica

Manuella Soares - jornalista

Antes do anuncio dos ganhadores do prêmio de Excelência Acadêmica, o coordenador de Programas de Extensão da Ufal, José Roberto Santos, resumiu: “Aqui estão os melhores dos melhores, e isso já é um orgulho!”. Foi nesse clima de incentivo que 260 trabalhos receberam simbolicamente o certificado de destaques do 1º Alagoas Caiite.

De pesquisas da graduação ou pós-graduação até Trabalhos de Conclusão de Curso e projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas. O resultado de cada um foi premiado, entre outros critérios, pelo primor do conteúdo e pela relevância da aplicabilidade.  

Um exemplo disso é o “Jeca” (Juventude, Educação e Comunicação Alternativa), projeto extensão composto por oito estudantes, técnicos administrativos e profissionais voluntários que dedicam algumas horas para estimular o senso crítico dos jovens secundaristas por meio de aulas e oficinas. Assim como o orientador do projeto, Jhonathan Pino, jornalista da Ufal, os voluntários participam da atividade como forma de exercer e espalhar cidadania, conciliando ainda estudo e trabalho. “Foi emocionante ver o reconhecimento do nosso trabalho, que durante um ano exercemos a cada 15 dias nas comunidades periféricas de Maceió”, contou Carolina Lira, estudante de Comunicação Social.

O reitor Eurico Lôbo abriu a cerimônia de entrega simbólica dos certificados, parabenizando a todos os estudantes e o apoio dos orientadores que dividiram o conhecimento e enriqueceram as pesquisas. Nome por nome, os participantes foram chamados para registrar o momento nos anais do Caiite, anunciados pelo coordenador de Cursos de Graduação da Ufal, Alexandre Lima; pelo coordenador de Programas de Extensão, José Roberto Santos ; e pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti.

Em dupla, grupos pequenos ou extensos, a parceria entre estudantes e profissionais gerou atividades que não ficaram somente no papel como, entre tantas outras, o projeto “Inclusão Social pela Educação” e “O Barato da Física”, aclamados pelos presentes.

As categorias contemplaram também os trabalhos desenvolvidos apenas por docentes ou técnicos da Ufal. A vice-reitora Rachel Rocha encerrou a premiação, destacando o orgulho da gestão. “Todo bom trabalho tem uma base de pesquisa muito forte. Em nome da nossa Ufal eu parabenizo a todos, com a certeza de que é preciso muito esforço conjunto para que ensino, pesquisa e extensão alcancem a importância que lhes é devota”, ressaltou. 

Longe do Campus, mas perto da sociedade

Todo o mérito do título de Excelência Acadêmica é pelo esforço e pela dedicação às atividades desenvolvidas dentro ou fora dos campi da Ufal. O 1º Alagoas Caiite também premiou os trabalhos de estudantes que trouxeram experiências de fora do Campus.

O Estudante de Comunicação Social, Bruno Cavalcante, ganhou destaque pelo trabalho apresentado num evento nacional da área, o Intercom e, que, virou artigo para publicação este ano, sob orientação da professora Fernanda Capibaribe. Já o resumo premiado submetido ao Caiite foi apresentado em banner e teve orientação da professora Fernanda Rechenberg.

Bruno analisou fotografias de conflitos e sugeriu uma discussão sobre a interferência e a influência do fotógrafo na composição da imagem. O estudante conta que alcançou a visibilidade que pretendia ao inscrever o trabalho no congresso. “A Universidade valoriza o trabalho quando sai dos muros da academia. Essa minha exposição deu uma noção, uma projeção do meu trabalho e essa interação com o público traz uma aproximação em forma de conhecimento, que, para mim, foi o mais importante”, revelou.