IQB promove oficina sobre experimentos com equipamentos de baixo custo

Professores Josué Caldas e Ísis Figueredo ministraram, durante a sexta-feira, 26, oficina como parte da programação do Alagoas Caiite

- Atualizado em
Oficina sobre experimentos químicos e de baixo custo no 1º Alagoas Caiite | nothing
Oficina sobre experimentos químicos e de baixo custo no 1º Alagoas Caiite

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

O uso de equipamentos de baixo custo para realizar experimentos químicos durante aulas para estudantes do ensino médio foi o tema de uma oficina realizada por professores e alunos do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante a sexta-feira (26), como parte da variada programação do 1º Alagoas Caiite.

Durante a oficina, de acordo com a monitora Vanessa Oliveira, os experimentos foram utilizados para fazer testes de reações de ácidos e bases, a fim de mostrar como a teoria pode funcionar na prática. “Utilizando alguns materiais como sucos de laranja e acerola, canudos, enfim, materiais que podem ser utilizados pelos professores na escola, pois a intenção é mostrar essas reações na prática”, revelou.

Com o apoio dos monitores Vanessa Oliveira, Jeanynne Leite e Alysson Roberto, Josué Caldas e Ísis Figueredo foram os professores responsáveis por ministrar as oficinas. A professora parabenizou o evento e disse esperar, para as próximas edições, maior adesão dos estudantes frente às oficinas e cursos ofertados na programação.

Já para o acadêmico Helder Gomes, do 6º período do curso de bacharelado em Química, a iniciativa é positiva e, por ser de cunho informativo, também faz com que possa proporcionar uma melhor didática na sala de aula no momento em que esteja ministrando as aulas para os estudantes, além de reforçar os equipamentos utilizados, pelo baixo custo, que são práticos para uso em sala.