Fapeal traz parceiros federais em sua programação no Caiite

Representantes do CNPq, Capes, Finep e Ministério da Saúde irão discutir pesquisa

09/04/2013 18h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Vilma Naísia - Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) terá programação própria inserida no 1º Alagoas Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, que ocorre de 22 a 27 de abril, no Centro de Convenções, em Jaraguá. Serão quatro dias de mesas-redondas e oficinas sobre os principais temas de Ciência, Tecnologia e Inovação. O governo do Estado foi o principal patrocinador da estrutura do evento, investindo R$400 mil, através da Fapeal.

De terça a sexta, 23 a 26 de abril, sempre na Sala Pitanga, o público vai poder conferir convidados especialistas, ativos nas esferas pública e privada e nas principais agências de fomento federais. Serão discutidos temas como pesquisa-ação, projetos estruturantes para o desenvolvimento de Alagoas, pesquisa para o SUS, educação básica e superior, comunicação em Ciência, Tecnologia e Inovação e a relação da produção científica alagoana com programas estratégicos do governo.

De acordo com a presidente da Fundação, Janesmar Cavalcanti, o 1º Alagoas Caiite será uma oportunidade de colher sugestões dos pesquisadores e inovadores para os próximos editais: “Queremos sair dessas discussões com produtos que digam a Fapeal e ao Sistema de CT&I - Ciência, Tecnologia e Inovação - como podemos cumprir melhor nosso papel com todos os parceiros”, declarou.

Convidados

Os temas serão abordados durante uma manhã ou tarde voltada especificamente para cada um deles. Entre os convidados, além empresários, técnicos do governo e docentes das universidades federal e estaduais, estarão presentes representantes dos principais parceiros nacionais da Fapeal, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Agência Brasileira de Inovação (Finep), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Ministério da Saúde.

Destaques

A Fapeal é o órgão ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e membro do sistema Secti, composto também pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (Inmeq). Por isso, em sua pauta para o 1º Alagoas Caiite, a Fundação vai dar atenção específica às iniciativas em parceria com outros órgãos do Estado.

A manhã da quarta-feira, 24, será dedicada ao projeto de pesquisa ação desenvolvido com a Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). Na quinta-feira, 25, o dia começa focado nos desafios em pesquisas voltadas ao Canal do Sertão e ao Semiárido alagoano. À tarde, será discutida a integração entre sistema educação e cadeia produtiva, num projeto que pretende aliar a educação básica em Alagoas às potencialidades dos APLs locais. Encerrando a sexta-feira, 26, Secti e Itec discutem o projeto do Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação e suas nuances.