Edital oferta 240 vagas para o projeto Casas de Cultura no Campus

Projeto promove aulas gratuitas de Inglês, Espanhol e Português para estudantes universitários

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O Projeto Casas de Cultura no Campus, uma promoção das pró-reitorias Estudantil e de Extensão, lança edital com 240 novas vagas para cursos gratuitos de idiomas, distribuídas em três modalidades: Inglês, Espanhol e Português. O programa contribui com a formação de alunos da graduação da Universidade Federal de Alagoas e prepara o corpo discente para convênios com instituições internacionais, bem como para o mercado de trabalho. O período para matrícula tem início na segunda-feira, 15, e se estende até o dia 19.

Para o primeiro semestre de 2013, são ofertadas 110 vagas para o curso de Inglês. Já o Espanhol disponibiliza 90 vagas. Os interessados em aprofundar os conhecimentos da língua materna podem se matricular no curso de Português, para o qual são ofertadas 40 vagas. As aulas acontecem duas vezes na semana e têm duração de 100 minutos.

Inscrições

Os alunos interessados nas atividades do projeto devem imprimir e preencher ficha de inscrição disponível neste endereço eletrônico. Os candidatos devem entregar o formulário, acompanhado de cópia do Histórico Escolar da graduação, entre os dias 15 e 19 de abril, das 9h às 15h, à Faculdade de Letras (Fale), no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Todos devem ficar atentos para algumas especificações presentes no edital. Estudantes matriculados no primeiro período, ingressos no semestre 2013.1, precisam apresentar o Histórico Escolar do Ensino Médio.

Seleção e resultados

O processo seletivo possui como principais critérios a disponibilidade de 80% das vagas para alunos do segundo ao sétimo período; 10% para os calouros; e 10% para pessoas com necessidades especiais. Outro fator decisivo é o coeficiente acumulado pelo estudante.

Candidatos com conhecimentos de língua inglesa ou espanhola podem fazer teste de nivelamento, para entrar em turmas compatíveis à sua habilidade no idioma. As provas acontecerão no dia 22 de abril, no bloco da Fale. O teste de Inglês terá início às 13h30, na sala 2. Já o de Espanhol, às 14h, na sala 4. Os inscritos no curso de Português também devem comparecer ao bloco da Fale, no mesmo dia, às 14h, na sala 16.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 25 de abril. A divulgação da lista com os nomes dos classificados estará disponível no Portal do Estudante e afixado nos murais da Proex, da Proest e da Fale.