Divulgada lista definitiva de pré-matriculados na Ufal

Os alunos devem seguir para a segunda etapa que se dará pela confirmação da matrícula obedecendo a um calendário diferenciado para os cursos de Maceió e do interior

09/04/2013 12h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Manuella Soares – jornalista

A Pró-reitoria de Graduação divulgou a lista definitiva dos alunos que conquistaram as vagas para as turmas do primeiro e segundo semestres da Ufal, dos cursos ofertados na seleção do Sisu que foram convocados até a 1ª lista de espera.

Confira a lista completa.

O pró-reitor de graduação, Amauri Barros, explica que todos os alunos da lista estão pré-matriculados, e ainda deverão confirmar a matrícula na primeira semana de aula. “Os candidatos devem se dirigir à sala da coordenação do seu curso para registrar seu interesse em permanecer, assinando uma Ata de Confirmação de Matrícula. Fica a critério das coordenações definir locais específicos como a própria sala de aula ou auditório para aula inaugural”, disse.

É necessário ficar atento ao calendário desta segunda etapa da matrícula. Os alunos aprovados para o 1º semestre letivo, devem confirmar a matrícula dentro do período de 15 a 19 de abril. Já os classificados para começar as aulas no segundo semestre, precisam assinar a Ata de confirmação entre os dias 2 e 6 de setembro.

Atenção para os alunos que vão estudar nas cidades de Arapiraca e Delmiro Gouveia! Devido ao calendário acadêmico diferenciado, o período de confirmação de matrícula do 1º semestre será de 17 a 21 de junho. As datas para o 2º semestre serão definidas e publicadas posteriormente no site da Ufal. Os curso das outras unidades dos campi Arapiraca e do Sertão (Viçosa, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Penedo) também iniciam as aulas no próximo dia 15, juntamente com os cursos do Campus A.C.Simões.

Quem não comparecer para assinar a Ata, terá a falta computada e novas convocações serão realizadas. Assim, os suplentes que estão pré-matriculados ou os classificados em futuras listas de espera poderão ser chamados para ocupar as vagas dos alunos que descumprirem a etapa de confirmação, prevista no edital.

Entenda a lista definitiva

O preenchimento de vagas para cada um dos cursos/turnos foi realizado seguindo os seguintes procedimentos com os alunos que tiveram as pré-matrículas confirmadas:

a) Ocupação por mérito das vagas de cada curso/turno, respeitando os quantitativos ofertados por demanda (ampla concorrência e reserva de vagas);

b) Classificação decrescente de nota final do Enem.;

c) Criação das turmas de primeiro e segundo semestre do ano letivo de 2013.

O pró-reitor Amaury Barros explica o porquê de alguns candidatos ficarem de fora mesmo com a pontuação maior do que alguns alunos que já estão matriculados. ”Um quarto das vagas é para a reserva de vagas (cotas) e, em alguns casos, estes candidatos tem pontuação menor que os da ampla concorrência. Assim, um candidato da ampla concorrência com pontuação alta pode ter ficado de fora porque garantimos as vagas dos cotistas”, justificou, informando que para evitar dúvidas, está disponibilizado, na própria lista, se o candidato é de ampla concorrência ou da reserva de vagas.

Todo o processo do Sisu 2013 da Ufal teve empenho da Pró-reitoria de Graduação com apoio da Pró-reitoria Estudantil, Copeve, Divisão de Registro e Controle Acadêmico e Núcleo de Tecnologia da Informação.