Curso de Comunicação Social apresenta produções no Caiite

Docentes e discentes participam de mesas, debates e oficinas

27/04/2013 18h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
A estudante Amanda Môa apresentando o trabalho "Testemunhas de Jaraguá"

A estudante Amanda Môa apresentando o trabalho "Testemunhas de Jaraguá"

Renata Menezes - estudante de Jornalismo 

O curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas apresentou dados positivos sobre sua produção acadêmica, durante o 1º Alagoas Caiite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Docentes e discentes fomentaram debates sobre questões referentes ao curso e apresentaram suas produções no Centro de Convenções de Maceió.

O coordenador do evento no COS, Ronaldo Bispo, declarou que o 1º Alagoas Caiite é uma forma de estimular a participação dos estudantes em próximas edições. “Ainda tivemos poucas inscrições, creio que porque algumas experiências negativas de congressos anteriores inibiram as pessoas, mas o sucesso do evento, com certeza, deixará as pessoas mais seguras”, comentou o professor.

Grupos de pesquisa                                                                               

Na terça-feira (23), integrantes do grupo de pesquisa em Políticas e Tecnologias da Informação participaram da mesa-redonda “Campanha Eleitoral e uso da Internet por Candidatos a Prefeito em Alagoas”, coordenada pelo professor Sivaldo Pereira. No debate, os participantes apresentaram os resultados de estudos realizados dentro do grupo, sobre o uso de mídias sociais pelos candidatos à Prefeitura de Maceió e o mapeamento de mídias online usadas pelos candidatos dos outros municípios de Alagoas.

Os estudantes do grupo de pesquisa e estudos em estética da comunicação apresentaram seus trabalhos no dia 26, na sala Heliônia Ceres. O tema abordado foi “Consumo Cultural em tempos de Convergência Midiática”, mesa-redonda coordenada por Ronaldo Bispo.

Anderson Braz, aluno de Relações Públicas, tem como foco de pesquisa videogames e investiga as mudanças técnicas que aconteceram nos jogos e na forma de consumi-los. “Trabalho principalmente com a interatividade, que permite ao jogador entrar em contato com outras pessoas sem ter de estar presente fisicamente”, explicou.

A estudante de jornalismo Niara Aureliano tem como objeto de pesquisa a plataforma cams2free, na qual pessoas de todo o mundo podem se exibir em webcams. “Eu pesquiso os rumos da pornografia mainstream a partir dessa plataforma, que permite até mesmo a geração de uma comunidade, já que os usuários podem entrar em contato direto com os outros, como em outras redes sociais”, exemplificou.

Apresentação de banners

Resultado de um trabalho de conclusão de curso, o documentário “Testemunhas de Jaraguá", feito por Amanda Môa, trata do auge e da decadência do bairro. Segundo Amanda, o documentário pretende resgatar as manifestações culturais que aconteciam na localidade. “O interesse por fazer o filme surgiu porque eu frequentava o Banga Bar, que foi fechado, assim como todas as outras casas de show, e eu ficava imaginando como o bairro poderia ser muito mais movimentado”, explicou a estudante de Jornalismo. A defesa do TCC acontecerá nas próximas semanas e, depois disso, o documentário estará disponível na internet.

O trabalho de extensão “Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca)” recebeu certificado de excelência acadêmica, título dado pela unidade acadêmica, levando em consideração a qualidade do projeto. Segundo coordenador do projeto, Jhonathan Pino, a ideia surgiu a partir da ONG Viração, de São Paulo, que realizava oficinas de comunicação e potencializava a apropriação da mídia pelos jovens. “No Jeca, tentamos inicialmente fazer os jovens de comunidades carentes trabalharem com rádio comunitária e a revista Viração e, depois, pensamos em fazê-los refletir sobre todas as mídias que estão disponíveis para uso desses jovens”, explicou o jornalista, servidor da Ufal.

Além desses, outros seis trabalhos foram apresentados ao longo da semana, com temas variados, incluindo reportagens e pesquisas sobre religião, telejornalismo, redes sociais, fotografias, arte e tecnologia.

Mesas-redondas

No dia 22, o tema “Oficinas de Cinema: da Lauda ao Filme e Longa-Alagoas” levou para o público os resultados das oficinas ministradas pelo professor Almir Guilhermino, que resultou na produção de curtas-metragens. Entre os filmes produzidos está “12:40”, ganhador do Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano, no 2º Festival de Cinema Universitário de Alagoas. O curta ainda foi exibido no Festival Internacional de Curtas Metragens, em São Paulo, na Mostra Sururu de Cinema Alagoano e será apresentado no Cine PE, em Maio.

No dia 24, os professores Amilton Gláucio, Jean Jacques Zozzoli e Ronaldo Bispo participaram da mesa-redonda “Ética, Estética e Marca nas narrativas transmidiáticas contemporâneas”, que debateu os valores éticos e morais transmitidos pelas novas tecnologias seus produtos.

A professora Andréa Moreira e o estudante Salmon Lucas Monteiro, do COS, além do professor Augusto Aragão, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e Gabriela Peixoto, mestre em Arquitetura, apresentaram a mesa “Comunicação e cidade: a Construção da Imagem Pública dos Moradores de Assentamentos Precários e sua Repercussão na Configuração da Cidade”. Os participantes debateram as formas de exclusão e dominação presentes no espaço urbano e veiculadas nas mídias.

Por fim, na tarde da sexta-feira (26), os professores Aloísio Nunes, Ruy Matos e Magnólia Rejane participaram da mesa “Diálogos teóricos: subsídios teóricos para pensar a comunicação”. O público teve a oportunidade de conhecer as oito principais teorias da comunicação, que contribuem para o desenvolvimento do processo comunicativo e da pesquisa acerca do tema.