Canal do Sertão é tema de palestra no congresso acadêmico

Ufal apresenta atividades promovidas para o desenvolvimento do semiárido alagoano

- Atualizado em
Janesmar Cavalcanti, da Fapeal, fala sobre os projetos para o semiárido alagoano

Diana Monteiro -  jornalista

A importância do Canal do Sertão e os projetos para o desenvolvimento do semiárido alagoano foram tema da palestra na Sala Temática Pitanga pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti, e pelo professor José Gomes Chaves, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema), da Universidade Federal de Alagoas.

Janesmar destacou que os projetos de pesquisa em desenvolvimento estão em consonância com as ações voltadas ao Semiárido e Sertão e que a Fapeal e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado estão acompanhando o delineamento político e técnico das atividades a serem implantadas a partir do Canal do Sertão. O canal está com mais de 60 quilômetros de extensão funcionando, já beneficiando alguns municípios.

“Canal do Sertão: Ações e propostas de desenvolvimento para novas perspectivas à região semiárida” foi a exposição do professor José Gomes. Ele mostrou na oportunidade os projetos da Ufal para o desenvolvimento social e econômico do semiárido. Um dos projetos, já concluído,  é o que trata da Cultura do Girassol, realizado no município de Santana do Ipanema pelo grupo de pesquisadores,  oriundo do curso de pós-graduação em Ciências Ambientais naquela região.

“O girassol é originária das Américas e é uma cultura favorecida com altas e baixas temperaturas e apresenta potencial agroindustrial e econômico . Toda a parte da planta é aproveitada. Com o Canal do Sertão,  o projeto pode se estender para todos os municípios da região, concretizando também a possibilidade de produção de outras  culturas inovadoras”, afirmou José Gomes Chaves.