Caiite: evento fará debate sobre ações afirmativas e violência

Interessados devem se inscrever gratuitamente em cada debate por meio da internet

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

A programação do 1º Alagoas Caiite, que terá início a partir de 22 de abril, foi pensada para despertar o interesse da comunidade acadêmica e da população alagoana. O evento abre espaço para o debate de ações afirmativas de inclusão e sociabilização, além de um tema de grande repercussão no Estado: a violência.

O debate intitulado “Ações afirmativas na escola e na universidade: reflexões a partir da realidade alagoana" será realizado no dia 27, a partir das 9h, no Auditório 2 do Centro de Convenções de Maceió. Para enriquecer a discussão, foram convidados o vice-reitor da Uneal, Clébio Correia de Araújo e, as professoras Clara Suassuna (Neab/Ufal) e Nanci Helena Rebolças Franco (UFBA). Eles vão falar sobre os avanços e desafios para implementação das ações afirmativas na perspectiva de realidades diferentes.

Ainda dentro da programação do 1º Alagoas Caiite, haverá a 2ª Semana de Estudos sobre a Violência, organizada pelo Núcleo de Estudos sobre a Violência (Nevial/Ufal). O evento tem como objetivo fortalecer o campo de reflexão e estudo da temática e da segurança pública, reunindo pesquisadores, seguimentos da sociedade e gestores públicos. Serão dois dias de debates, 26 e 27 de abril, na sala Arthur Ramos, no Centro de Convenções de Maceió.

Clique aqui e assista ao vídio de divulgação do evento

Os convidados que irão contribuir com as reflexões no primeiro dia são da Ufal e, das Universidades Federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com o temas "Pensando alto sobre violência, crime e segurança pública: uma análise do caso do Rio de Janeiro",  “Políticas Públicas de Segurança versus Políticas Sociais de reconhecimento”. Já no segundo dia (27/04), convidados de outras instituições como Cesmac, Secretaria da Paz e Instituto Max-Planc, da Alemanha, vão debater sobre os temas “Crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social” e “Paradoxos da violência na contemporaneidade”.

Para participar do 1º Alagoas Caiite é necessário fazer uma inscrição que vai gerar um número, que permite aos interessados se inscreverem em cada um dos debates, palestras ou eventos inseridos na programação.

Confirma aqui a programação completa e se inscreva!