Arquiteto Rodrigo Motta ministra oficina de luminárias

Estudantes de Arquitetura e Design aprendem a fazer peças decorativas, mas também conhecem a história, o surgimento e como são feitos os croquis dos artefatos

- Atualizado em
Estudante da Ufal desenvolve luminária, a partir de técnicas aprendidas com Rodrigo Motta

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A iluminação costuma ser a última etapa na decoração, mas é uma das mais importantes. Casas, lojas e monumentos contam com o adereço para tornar os ambientes mais confortáveis e sofisticados. O 1º Alagoas Caiite contou com a presença do arquiteto Rodrigo Motta, que ensinou estudantes de Arquitetura e Design a elaborarem luminárias criativas e com bom acabamento.

A oficina Design de Luminárias foi dividida em dois momentos. Na primeira etapa, as atenções dos alunos ficaram voltadas para informações sobre a história, o surgimento e o modo como são feitos os croquis dos artefatos que iluminam diferentes cenários. No segundo momento, chegou a hora de os “oficineiros” colocarem em prática os conhecimentos adquiridos.

De acordo com Rodrigo Motta, a oficina teve como objetivo mostrar as variadas faces do trabalho em torno das luminárias. “Nós retratamos a abrangência do design industrial com foco na luminária. Pretendemos incentivar os alunos a entrarem nessa área, por meio do conhecimento científico e prático. Então, aqui, eles têm noção de como fazer o protótipo e todos os outros procedimentos. Eles estão tendo acompanhamento do começo até a execução do material”, explicou.

O arquiteto destacou a criatividade dos alunos, que não tiveram medo de arriscar. Aynara Moraes faz Arquitetura e considera importante desenvolver habilidades na área da iluminação. “Esse é meu primeiro contato com a produção de luminárias. Eu acho muito interessante esse segmento, porque é imprescindível para o design de interiores e dá um toque diferente no espaço”, ressaltou.