Alunos e professores são reconhecidos por trabalhos de pesquisa e inovação

104 alunos foram premiados com Certificado de Excelência Acadêmica e vale-livro da Edufal

- Atualizado em
Professores Êurico Lôbo, Rachel Rocha e Simone Meneguetti entregaram certificados de excelencia

Jhonathan Pino - jornalista

A quinta-feira, 25, foi de reconhecimento dos melhores trabalhos produzidos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período da tarde, alunos e professores dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) receberem o certificado de excelência.

Um dos trabalhos ali premiados virou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do aluno do Centro de Tecnologia, Daniel Fernandes Costa. Junto com o orientador João Nunes de Vasconcelos, Daniel pesquisou a “Produção artesanal de aguardente de abacaxi em alambique de cobre e disse que a pesquisa abre brechas para um mestrado. “Toda a metodologia já está pronta. Iniciamos do zero, porque não existia nenhuma literatura sobre o abacaxi na área. Durante o ano foram criadas as metodologias e chegamos a projetar os equipamentos”, relata.

Outros premiados foram Alceu Fernandes e Alessandra Marchioni, cujo trabalho sobre a desocupação desordenada dos bairros maceioenses representou a Faculdade de Direito (FDA) no Caiite Alagoas. Alceu foi um dos 98 alunos do Pibic reconhecidos pela sua excelência.

Na frente da solenidade, o professor Pedro Valentim, coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), relatou sobre a importância dos programas. “Eles são a base para formar o cientista e para alimentar a pós-graduação da Universidade”.

O reitor Eurico Lôbo  anunciou que o número de bolsas deste ano subiu para 200, 50 a mais que no anterior e o número deve crescer na mesma proporção em 2014. “Este ano houve uma implementação de mais de 600 bolsas em diferentes programas, envolvendo alunos, técnicos e professores na Ufal”, disse o reitor.

Um dos programas beneficiados por essa ampliação foi o Pibit, que saltou de 29 para 67 bolsas. “A universidade foi pioneira nesse programa, que é de extrema importância para a inovação tecnológica na Universidade. Já temos um produto patenteado e estamos em processo de patenteamento de mais um”, disse Sílvia Uchôa.

Representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Mônica Melo deu uma dica para os premiados. “Façam desse prêmio o início de uma carreira acadêmica e que vocês sejam premiados com um mestrado no futuro”. Além do certificado, os alunos receberam um vale-livro da Editora da Ufal (Edufal).