Alunos de Arapiraca ministram palestras no Caiite

Universitários levam para evento ações desenvolvidas no projeto Rondon

25/04/2013 20h41 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Alunos ministram curso na sala Arthur Ramos

Alunos ministram curso na sala Arthur Ramos

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo 

Em quatro dias, já passaram pelo 1º Alagoas Caiite pessoas de todas as idades e regiões. Pesquisadores do interior alagoano participam ativamente de estandes, minicursos, palestras e exposições de trabalhos no evento. Alunos de Administração e Administração Pública do Campus Arapiraca tiveram cinco propostas aprovadas para o congresso, entre elas cursos de Gestão do Orçamento Doméstico e Pregão Eletrônico, ministrados na sala Arthur Ramos. 

Alguns dos trabalhos apresentados no Caiite são frutos de ações de alunos da Ufal no projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. O programa de integração social envolve participação voluntária de universitários e busca soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, bem como melhorias no bem-estar da população. 

De acordo com Aline Araújo, estudante de Administração, o curso de Gestão do Orçamento Doméstico já foi ministrado em operação do Rondon no Norte do Brasil. “Esse projeto surgiu em 2012, quando participamos da operação Açaí, no Pará. Agora, trouxemos para o Caiite esse trabalho que aborda noções de como administrar o próprio dinheiro. As pessoas não precisam deixar de gastar, mas fazer isso de forma consciente. Por isso, distribuímos planilhas para o público ter controle dos gastos”, ressaltou. 

A última palestra apresentada pelo grupo foi sobre Pregão Eletrônico, voltada para congressistas com interesse em emprego público, que exige habilidades em processos de licitação. “Ensinamos todos os procedimentos para participar de pregões. Abordamos questões gerais, que vão do cadastro até o ato final”, explicou Samayk Ferro, também estudante de Administração. 

Para Wellington Klebson, de Administração Pública, a escolha do tema foi devido às facilidades do trabalho digital. “Realmente, tivemos a preocupação em mostrar todos os procedimentos do pregão eletrônico, que é mais prático, tem baixo custo, mais facilidades e rapidez no processo. Além disso, esse tipo de licitação reúne fornecedores de todo o Brasil, de pequenas a grandes empresas”, destacou. 

O grupo do Campus Arapiraca também participa de outras atividades do 1º Alagoas Caiite. Acompanhados pelo professor Fabiano Santana, os estudantes divulgaram os cursos de graduação ofertados no Agreste alagoano e estimularam alunos da rede pública de ensino a investirem na formação superior. 

“No primeiro dia de evento, os estudantes de Administração e Administração Pública participaram da Mostra de Cursos. Eles produziram material para que alunos de escolas públicas soubessem o perfil dos egressos dos cursos, o mercado de trabalho, as disciplinas ofertadas e nossa carga horária. Isso é importante e mostra o que temos feito na universidade”, destacou Santana.