Alunos da Ufal em Penedo visitam o Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf

Atividades práticas desenvolvidas no encontro reforçam a parceria entre a universidade e o centro

- Atualizado em
Alunos visitam o Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, em Porto Real do Colégio

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo com informações de Bruno Santos – jornalista

Alunos do curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas visitaram, na última semana, o Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), situado em Porto Real do Colégio, no interior de Alagoas. Juntamente com o professor Emerson Soares, técnicos do centro desenvolveram atividades práticas e relacionadas à disciplina a fim de orientar os futuros profissionais.

“Na oportunidade, foram desenvolvidas cinco atividades principais, tais como: prática de reprodução artificial da xira, espécies endêmicas desta região, com um trabalho de acompanhamento da eclosão das larvas, além do manejo de reprodutores, uma verificação dos tanques de piscicultura e um acompanhamento da engenharia de construção com conteúdos como análise de água, topografia, estruturações e adequações ao terreno”, explicou o professor Emerson.

Ainda segundo ele, a visita ao Centro possibilita aos alunos o estudo de forma prática dos conteúdos ofertados pela disciplina. “São atividades práticas de ensino que envolvem o ambiente de infraestrutura na construção de viveiros, açudes e demais estruturas para cultivos de organismos aquáticos. Vamos agora verificar a área mais antiga dos viveiros escavados aqui do Centro e, logo em seguida, compará-la com a área de novos viveiros que estão em implantação”, acrescentou.

Para Alisson Bezerra, aluno do 8º período do curso, o acompanhamento as atividades desempenhadas no centro tecnológico é uma oportunidade de ampliar a formação profissional. “Posso destacar os conhecimentos em topografia, manejo na piscicultora e reprodução como os que mais me chamaram a atenção aqui. Como eu pretendo atuar em ictiologia, esse contato foi fundamental para a minha formação”, ressaltou o estudante.

Além de alunos da Ufal, estudantes do Instituto Federal do Sergipe (IFS) também visitaram o Centro e se surpreenderam com a estrutura do local. “Ter aulas práticas aqui é uma experiência única para qualquer estudante. Todos que estudam nas áreas de pesca e aquicultura deveriam desempenhar essas atividades. Inclusive, a reprodução artificial dos peixes foi uma das coisas que mais me surpreendeu”, comentou Raul Nonato, estudante do 2º período do curso de Técnico em Recursos Pesqueiros do IFS.

Parceria rendendo frutos

De acordo com Emerson Soares, a parceria existente entre a Ufal e a Codevasf completa 7 anos agora em 2013 e irá colocar em prática um programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Manejo de Ambientes Aquáticos. Além disso, irá possibilitar a construção de mil metros quadrados de laboratório que irão contemplar a estrutura do centro na Unidade de Penedo e também poderão ser utilizados pelos técnicos do Centro nas ações de revitalização da bacia do São Francisco.

“A Codevasf e a Ufal são parceiras no fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura no Baixo São Francisco. Somente para exemplificar, neste ano, nós temos quatro projetos de pesquisa que serão executados aqui no Centro. Essas iniciativas deverão formar um pessoal altamente especializado, não somente engenheiros de pesca, mas também médicos veterinários, zootecnistas, entre outros”, frisou o professor Emerson.

Alexandre Delgado, chefe do Centro, afirmou que parceria com a universidade é positiva para os alunos, que podem conferir de perto a produção da mão de obra altamente especializada. Além disso, destacou que a implantação do curso de Engenharia de Pesca na Unidade de Penedo fortaleceu a cadeia produtiva da aquicultura e de recursos pesqueiros no Baixo São Francisco. “Produzimos tecnologia para essas áreas em pesquisas aplicadas e, além disso, todas as aulas práticas da Ufal no curso de Engenharia de Pesca são desenvolvidas aqui.”

Ainda segundo Alexandre, a criação de um programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Manejo de Ambientes Aquáticos consolida esse cenário e a relação existente entre o Centro e a Universidade. “Essa iniciativa de criar um programa para capacitação de alto nível vem ao encontro das demais ações dessas instituições, como Codevasf, a própria Ufal, com o governo de Alagoas, entre outras. Boa parte das pesquisas desse programa serão executadas em nosso centro tecnológico, o que resultará em profissionais com um nível cada vez melhor de excelência e o desenvolvimento em maior grau das atividades aquícolas”, concluiu.