Ufal realiza matrícula de classifcados e suplentes até quarta-feira

Foram convocados 13 mil candidatos para todas as unidades dos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e Sertão

- Atualizado em
Candidatos cotistas entregam documentação na Reitoria

Diana Monteiro - jornalista

Até a próxima quarta-feira, dia 6, a Universidade Federal de Alagoas realiza matrícula dos 13 mil candidatos convocados para preenchimento de 2.584 vagas oriundas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A matrícula teve início nesta quarta-feira (4), em todas as unidades acadêmicas dos Campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão.

O pró-reitor de graduação, Amauri Barros, que vem acompanhando a matrícula em Maceió, declara que, no primeiro dia, a matrícula transcorreu tranquila dentro do esperado e, pela procura dos classificados e suplentes, tem a esperança de preencher  a maioria das vagas. Para cada curso foi convocado um titular e cinco suplentes e, conforme o Edital,  quem não efetivar matrícula será considerado desistente.

“Em todos os cursos sobraram vagas, tanto na capital como no interior, inclusive, em cursos concorridos. Como por exemplo, Medicina, que dispõe de 15 vagas, e Direito, com a sobra de 35 vagas para o horário diurno e 57 vagas para o noturno. Nas Engenharias, houve a sobra de quase a metade das vagas e temos uma boa expectativa para preenchê-las”, afirmou Amauri Barros.

Para o pró-reitor, a sobra de vagas representa a mobilidade do Sistema  de Seleção Unificada  (Sisu), que oportuniza chances aos candidatos para o ingresso na universidade. O resultado da matrícula ocorrerá no dia 18 de março.

Cotistas convocados

A matrícula para cotistas convocados tem como local o auditório da Reitoria e foi muito concorrida durante a manhã desta quarta-feira. Para a candidata Emanuela Gonçalves, convocada como titular para o curso de Pedagogia, estudar na Ufal, pela diversidade do que é uma universidade, é agregar valores não só como futura profissional, mas como cidadã.

Oriunda  do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Emanuela é graduada no curso Tecnológico e Gestão Financeira, pela FAT-AL, com pós-graduação em Gestão Empresarial, na Faculdade Maurício de Nassau, e sempre atuou profissionalmente nessas áreas. Evangélica e  mãe de uma filha, ela diz ter despertado para a área de Pedagogia pelo trabalho que vem realizando na área de Educação, na igreja a qual pertence. “Sem dúvida, o curso vai me preparar para a futura profissão que escolhi”, enfatizou.

O baiano Alisson Gabriel de Jesus Santos, convocado como classificado para o curso de Engenharia de Agrimensura, diz que a pretensão é ingressar no curso de Engenharia de Petróleo. “Desde a minha adolescência penso em fazer o curso. Fui aprovado em Engenharia do Petróleo, na Bahia, na Universidade Jorge Amado, que é uma instituição particular, mas optei morar em Maceió, onde tenho parentes, e ingressar numa universidade pública. Vou me dedicar para alcançar o meu objetivo na própria Ufal, que é fazer o curso de Engenharia do Petróleo”, afirmou Alisson. Ele concluiu o Ensino Médio no Instituto Federal da Bahia.

Suplentes também fizeram matrícula

Convocada como suplente para curso de Direito, a candidata Alana Caroline Idalino dos Santos, disse já está matriculada na Ufal no curso de Agronomia e diz identificar-se com as duas áreas. Filha de fazendeiro e residente no município de São Miguel dos Campos, onde concluiu o ensino médio,  ela, que fez o primeiro Enem este ano, colocou Direito como primeira e Agronomia com segunda opção. Ela já está matrioculada em Agronomia e, agora, tem a chance de entrar em Direito.

“Como gosto muito de falar e ler; penso em fazer Direito também por uma maior oportunidade de trabalho, pois pretendo seguir a área criminal e preparar-me em cursos de pós-graduação. Sei que a Ufal é a instituição que melhor prepara para o mercado de trabalho, de uma forma geral”, disse Alana Idalino.

Cursando Odontologia na Ufal, a candidata Késia Priscila Omena Cardoso foi convocada como suplente para a disputa das 15 vagas no curso de Medicina, que tem 90 candidatos concorrentes. Késia tem chance concreta de obter êxito e realizar o seu grande sonho: ela está como primeira suplente de uma candidata aprovada e já matriculada no curso de Medicina na Bahia. Para que Késia ocupe a vaga é necessário que a pessoa aprovada formalize a desistência da vaga da Ufal.  Como possível aluna do curso Medicina na Ufal, Késia diz pensar seguir a área de Oncologia, mas essa certeza só terá quando estiver matriculada como titular da vaga e estudando no curso que vai realizar seu sonho: ser médica.