Ufal e Associação China Brasil de Alagoas recebem membro de embaixada chinesa

Universidade intenciona a criação de Casa de Cultura Chinesa

- Atualizado em
Membros da associação dão boas-vindas ao embaixador da China no Brasil | nothing
Membros da associação dão boas-vindas ao embaixador da China no Brasil

Jhonathan Pino – jornalista

No último dia 9 de março membros da Associação China Brasil de Alagoas receberam quatros representantes da Embaixada da China no Brasil para discutir a possibilidade de difusão do idioma mandarim no estado. No dia, o vice-ministro de Relações Exteriores, Sr. Zuo, visitou as instalações da associação e demonstrou interesse em criar parcerias com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir de uma futura Casa de Cultura Chinesa.

Formada por chineses que vivem no Brasil e simpatizantes, o núcleo fundador da associação contou com a participação do Assessor Internacional de Intercâmbio, Niraldo Farias, em novembro de 2011, quando a Ufal sediou o III Seminário de Internacionalização das universidades federais, com a participação de reitores de instituições de todo o mundo. Na oportunidade, 22 reitores chineses estabeleceram o primeiro contato oficial com o Brasil.

Além da Casa de Cultura, a associação pretende estabelecer atividades constantes de integração dos imigrantes à sociedade Brasileira, a difusão da cultura chinesa e o intercâmbio bilateral cultural e turístico, com o apoio da Universidade.

Na oportunidade, o vice-ministro ressaltou o interesse acadêmico entre as duas nações, discursou sobre a felicidade de poder fazer parte do projeto do governo da Presidenta Dilma Roussef, o Ciências Sem Fronteiras, e, em nome da China, deu boas vindas aos futuros alunos-visitantes que participarão do programa de mobilidade no país. Zuo também prometeu a visita do Embaixador da República Popular da China ao Estado de Alagoas em breve.